[AsteriskBrasil] Utilizando IAX2

Denis Galvão denisgalvao em gmail.com
Terça Dezembro 13 14:08:07 BRT 2005

On 13 de dez de 2005, at 11:43, Hugo Costa wrote:

> Pessoal,
>
> Estou fazendo um estudo para um projeto piloto de VoIP com o
> Asterisk para interligar 2 servidores Asterisk em filiais
> diferentes através de um link privado de dados, conseguindo assim
> fazer ligações sem custos entre as filiais
>
> Preciso saber quanto de banda consumirei por ligação entre esses 2
> servidores, o meu link é de 256 Kbps

Depende do CODEC, veja o link abaixo:
http://www.cisco.com/warp/public/788/pkt-voice-general/
bwidth_consume.htm#first

> No caso do CODEC, qual é o mais usado em conjunto com o IAX2? Nesse
> cenário, se eu utilizar um codec proprietário eu precisaria pagar a
> licença ou estaria usando em modo pass-thru?

Para fechar o tronco entre os dois Asterisks vc iria precisar
utilizar o CODEC. Caso os seus prompts de áudio estejam em formato
WAV por exemplo, será necessário adquirir o CODEC também.

Pense em utilizar o iLBC que é livre e aberto.

Denis Galvão.