[AsteriskBrasil] Comunicação de voz entre os ramais/telefones IP

cleviton.araujo@caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Quarta Dezembro 14 14:54:13 BRT 2005

Caros Amigos:

Gostaria de saber: Como se processa a comunicação de voz entre os ramais/telefones IP na LAN de um escritório de, por exemplo, 5 ramais?

A minha dúvida nesta pergunta, reside no fato de que até mesmos a conversação entre os aparelhos IP e/ou softPhone ter que passar pelo servidor/PABX Asterisk. Ou, a conversação só passa pelo servidor quando a ligação tenha de sair para a rede pública ou tie line com outro PABX.

Depois que participei de um seminário surgiu essa dúvida, gostaria fosse respondida pelos Amigos mais experientes no Asterisk. Porque até então eu imaginava que o servidor Asterisk fazia a funcão de controle/sinalização/intermediação do sistema e conversação que passava pelo servidor só acontecia quando a ligação tinha de ir para a rede pública ou outro PABX fazendo a conversão de pacotes de voz IP em seqüência de bits TDM e vice-versa.

Cléviton.