[AsteriskBrasil] Loucas aventuras com a central INTELBRAS

alexandre - aldeia digital alepaes em ad2.com.br
Quarta Dezembro 14 14:54:43 BRT 2005

Salve galera,

Já reportei alguns problemas na lista sobre centrais Intelbras.
Só que o problema que estou enfrentando além de técnico é "social":

Um cliente possuia um central Intelbrás e, de forma alguma, nenhum
equipamento VoIP FXO conseguia entender o tom de ocupado.
(Tive outro cliente com um mesmo problema e com a troca de uma EPROM
quase tudo foi resolvido).
Mas essa central não tinha a famigerada EPROM e portanto estava fadada a
não funcionar.
A solução segundo a Intelbrás: trocar a central de PABX.
(O cliente NÂO quis partir para um IPPBX montado com o asterisk)

A troca foi feita: CORP 16000

Voilá! O problema do BUSY foi solucionado, mas outro maior apareceu e
esse sim parece não ter solução:

O asterisk disca o ramal 246... As vezes ele disca 24, as vezes 6, as
vezes 26, as vezes ...
Já fiz www246, www2w4w6. etc... Os número 1,2 e 3 conseguem 10 % de
êxito. 4,5 e 6 - 60 %, 7,8 e 9 - 90 %
-- "Sr. técnico do PABX, por favor programe os ramais para números acima
de 6 porque nosso sistema não disca, ok!!!".
Nada a ver, né ?!?!?!

Já utilizei FXO Voicetronix, Digium,  Gateway Planet... nada.
Já alterei o ganho de todas as maneiras possíveis e nada.

Fiz o seguinte teste: liguei um identificador de chamadas entre a placa
FXO e o ramal. Assim, descobri que números funcionavam e que números não
funcionavam. Se eu ligo o BINA na linha telefônica, tudo funciona
perfeitamente.

Tenho Voicetronix ligadas a "n" outros PABX sem nunca ter dado nenhum
problema (a não ser a deteccção de tons, problema facilmente
solucionável com o driver da Voicetronix e seus parâmetros de detecção).

O problema "social" é esse jogo de empurra besta: a Intelbrás diz que o
problema é do "Homem do VoIP" e o cliente engrossa o coro contra nosotros.

Abraços,

Alexandre
Aldeia Digital