[AsteriskBrasil] Conversor DTMF->FSK

Angonese@via-rs.net angonese em via-rs.net
Sexta Dezembro 23 09:37:54 BRT 2005

Tenho em um local funcionando OK, com o mesmo conversor Identech, *
1.0.9, placa TDM400 e operadora BrT.
Caso ajude ai está o zapata.conf

[channels]
language=en
context=defaultsemcheck
signalling=fxs_ks
rxgain=2
txgain=2
echotraining=yes
echocancel=yes
echocancelwhenbridged=yes
busydetect=yes
busycount=2
faxdetect=both
callprogress=no
group=0
channel=>1-4

Algumas informações que coletei sobre isto na época de teste:

http://www.voip-info.org/wiki-CallerID

Outros nomes para pesquisa:
Caller id
callerID
CID
CLID

http://www.ainslie.org.uk/callerid/cli_faq.htm

# An esoteric DTMF system is used in Finland, Denmark, Iceland, the
Netherlands,India (?), Belgium, Sweden, Brazil, Saudi Arabia and
Uruguay. I would have thought that it should be possible to detect this
using a normal modem, but I'm not aware of anyone succeeding in doing
this. The Dutch and Danish version is a little different to the Finnish
one - Jacob Blichfeldt has a good explanation of this on his site, as
well as plans for a device to decode it. I've read that there are in
fact 5 varieties of DTMF system, with the Brazilian version being
particularly weird.

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28011138

Boa tarde! No Brasil a maiorias da operadoras telefônicas adota o
sistema DTMF (Telefônica, Telemas e maioria das centras da Brasil
Telecom) e algumas outras o sistema FSK. O sistema usado nos EU é o FSK
não compatível com o DTMF brasileiro, portanto este Conversor tem a
função de 'converter' o sinal DTMF da sua linha Telemar para FSK do
aparelho importado. Grato.

CONVERSOR DE SINALIZAÇÃO DTMF PARA FSK - IDENTECH

Resultado do desenvolvimento de uma tecnologia específica, o Conversor
possibilita o funcionamento do recurso de identificação das chamadas
telefônicas nos aparelhos importados que possuem tal função.
Ex: (Telefone sem fio, Fax)
De fácil instalação, basta conectá-lo à tomada telefônica.

CARATERÍSTICAS:
- Reconhece as sinalizações de identificação de chamadas disponíveis nas
centrais telefônicas utilizadas no Brasil (DTMF e MFP) e as converte
para o protocolo FSK padrão;
- Bellcore ou ETSI;
- Conexão Rj11;
- Funciona com alimentação da própria linha telefônica;
- Reconhece automaticamente a sinalização DTMF ou MFP ;
- Instalação paralela à linha telefônica.

http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil_listas.asteriskbrasil.org/2005-February/000198.html

Na verdade a placa X100p suporta caller id mas apenas para os padrões FSK e
Bell. Existe uma opção para DTMF mas infelizmente não parece funcionar.

 Normalmente utilizo canais ISDN PRI e BRI, mas em determinado projeto
| estou precisando usar uma placa X100P que já tenho. O problema é que
| esta placa não reconhece o nosso BINA. Mesmo usando um conversor de DTMF
| para FSK o Asterisk me diz que existe um erro de checksum. Alguém já
| conseguiu fazer funcionar o Asterisk com o BINA (que na verdade é o
| caller id utilizando DTMF)?

Confirmado por Lina Telecom, assist tecnica autorizada IDentech: BrT
DTMF, GVT FSK