[AsteriskBrasil] Qualidade de voz

Maicon Wendhausen maiconw em ig.com.br
Quarta Dezembro 28 16:25:06 BRT 2005

Boa tarde a todos,

Estou com um problema com um único cliente específico:

* Tenho dois clientes SIP usando o X-Lite, mas um deles fica com a
qualidade de voz horrível na minha LAN e testei em outra LAN também e
tem o mesmo problema. O outro cliente fica com a voz praticamente perfeita.
* Não sei se o problema é no Asterisk ou no X-Lite. A voz não fica
truncada e não tem retardo, o problema é que parece que é um robô
falando com a voz toda roca.
* Eu configurei os dois clientes para usarem o Codec GSM.
* Quando eu mudo o codec para G.711a ou G.711u o problema melhora bem pouco.
* A configuração do cliente que apresenta problemas é a mesma do que
está perfeito.

Alguém sabe o que pode ser? Será placa de som ou um problema particular
do equipamento?

Obrigado,

Maicon Wendhausen e Filipe Mordhorst