[AsteriskBrasil] Distro

Carlos Eduardo Silva carlos em youngs.com.br
Segunda Novembro 14 03:28:25 BRT 2005

FreeBSD não é uma distribuição, gente.
O que chamamos de distribuição são apenas os diferentes 'pacotes' em que
o Linux é oferecido.
Isso significa que alguma empresa/organização pega o Linux, empacota com
seu próprio conjunto de softwares ou ferramentas de configuração e
oferece em um pacotão 'amigável' e 'bonitinho'.

FreeBSD é outro *sistema operacional*. Não tem _quase_ nada a ver com
Linux. É outro kernel, outra filosofia, outro SO completamente diferente.

Então, não se enganem: suporte FULL ao Asterisk, por hora, só no
GNU/Linux (palavras da Digium).

Minha sugestão? Debian.
Cada um tem seu gosto, todas as distros têm basicamente as mesmas
funcionalidades, muda um pouco o modo de fazer as coisas.
Mas, resumidamente, o que dá de fazer com uma, dá de fazer com todas as
outras. É só você se acostumar com uma delas.

Gosto muito do Debian por ser totalmente free. É atualmente a maior
distro de Linux. Considerada a mais robusta e segura.
Também é muito prática. Desde a instalação (que pode ser feita a partir
de 2 diskettes e download on-demand, eliminando necessidade de download
de partes não necessárias) até a configuração e instalação de pacotes,
feita pelo imbatível sistema apt-get.

Você pode ter um Asterisk básico rodando no Debian simplesmente
digitando: apt-get install asterisk
Vai dizer que é complicado? :-) Pode não vir com RealTime ou Zaptel
out-of-the-box, mas pra quem tá começando a testar é uma mão na roda!

Testem, esse é o melhor conselho que podemos receber. Só com
experiências próprias é que vamos realmente saber o que é melhor.
O que não pode é ficar sempre na mesma coisa, sem experimentar outros
sabores, não é mesmo?

PS: Ah! Quanto ao gerenciamento de memória, citado no primeiro e-mail.
Realmente o FreeBSD tem uns prós em relação ao Linux. Mas, de novo, não
se enganem. Não é em todas as aplicações que ele se sai melhor. Como
dizia meu avô: "Cada ferramenta com a sua finalidade". Até uma certa
família de kernel do FreeBSD, ele não conseguia lidar tão bem com
multi-threading quanto o Linux. Não sei a quantas anda isso hoje,
provavelmente já mudou a situação. Mas é só um exemplo de que não
devemos nos levar pelas opiniões alheias, e sim experimentar um pouco
também. É isso.

Abraços!

Carlos Eduardo Silva
Young Soluções em Informática