[AsteriskBrasil] MFC/R2

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Quarta Novembro 30 09:40:53 BRT 2005

On Wednesday 30 November 2005 08:44, Leandro Martini - ISAT DGL wrote:
> Mais um detalhe, não consigo rodar o ztcfg
> Notice: Configuration file is /etc/zaptel.conf
> line 0: Unable to open master device '/dev/zap/ctl'

Os módulos Zaptel foram carregados corretamente? Aparentemente não.

Tente instalar o pacote de módulos que eu fiz e os carregue de acordo com sua
placa (você usa hotplug?)

root em localhost:~# lsmod | grep zap
zaptel                223748  35 wcte11xp
crc_ccitt               2432  2 zaptel,hisax

(deve ter mais módulos, mas esses são os diretamente relacionados pelo jeito)

Depois:

root em localhost:~# ztcfg -v

Zaptel Configuration
======================
SPAN 1: CAS/HDB3 Build-out: 0 db (CSU)/0-133 feet (DSX-1)
30 channels configured.

Tenho 30 canais funcionais, mas como verá abaixo, só 15 estão sobre Unicall.
Comece assim e me diz se funciona. Testei em duas instalações diferentes
ontem, Sarge e Unstable (Debian) e ambas foram de primeira; acho que cheguei
lá, com os meus pacotes :-)

> protocolvariant=br,15,10
> protocolend=co
> group = 1
> channel => 1-16
> ;skip time slot 16
> channel => 18-32

Aqui o final do arquivo é:

protocolclass=mfcr2
protocolvariant=br,20,7
protocolend=co
group = 1
channel => 1-15

> span=1,1,0,cas,hdb3
> cas=1-15:1101
> cas=17-31:1101

Aqui o arquivo todo é:

loadzone=us
defaultzone=us
span=1,0,0,cas,hdb3
cas=1-15:1101
cas=17-31:1101

Note que não estou usando os 2 canais requeridos pra sinalização R2. Os
canais, nesse nosso caso, são o "0" e o "16". Não acredito que vá até 32. Mas
posso estar enganado :-P

Um abraço e boa sorte,

--
Caio Begotti (caio1982)