[AsteriskBrasil] POS Discado usando ramal IP

Andre Ruiz andre.ruiz em gmail.com
Quinta Abril 6 12:08:29 BRT 2006

Oi Nivaldo.

Nada especial no asterisk. Não tem T38 na história. Nada especial no
SIP. A única coisa que eu tive que fazer foi garantir que o caminho
todo (tanto a chamada entrante no tronco quanto a outra perna que vai
pro ramal) estava em alaw. Em outro caso, era um PABX, e foi
necessário apenas fechar o tronco em alaw, pois o E1 já dá conta do
recado sem precisar setar codec.

Pra garantir que a sua ligação entrante pelo tronco vai fechar em
alaw, use Set(SIP_CODEC=alaw) antes do answer. Cuidado que isso só
serve para setar a codec que ligações que você está *atendendo*, para
pernas/ligações saintes (originadas no asterisk) ele ainda tenta
negociar (nesse caso você vai precisar usar allow/disallow naquele
ramal)

Essa é exatamente a situação necessária para poder passa rum FAX com
sucesso por dentro do canal VoIP (sem T38). Eu imaginei que como o FAX
usava um modem de 9600 e estava funcionando, se eu configurasse
igualmente o ramal do POS ele iria funcionar também. Dito e feito :-P

Abraços,
andre

--
Andre Ruiz  <andre.ruiz em gmail.com>