[AsteriskBrasil] MoIP - Alguem ja usou?

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Abril 6 16:38:26 BRT 2006

Alex Robertson wrote:

> Desculpe de novo.
> Cometi um erro quando escrevi que as grandes utilizam isso nos backbones.
> Quis dizer que elas utilizam IP nos seus bbones.
>
> Mas não estava me referindo as carriers, mas as grandes da telefonia
> fixa, que têm última milha, onde faz sentio converter os sinais
> analógicos para IP.

Nao, quem fornece Classe 4 (tandem) tambem precisa fazer o mesmo.

> Aí precisariam deste protocolo (e de outros) para fazer QualquerCoisa sobre IP.

Nao, se usar G.711 e alguns outros truques (ecan desabilitado, jitter
buffer fixo e etc), em rede IP controlada, funciona transparentemente.

> É quando entra a dúvida na sua resposta:
> O V.150 só trata dos endpoints (Gateway, mensagens, estabelecimento de
> conexao) e não do meio que é o IP.

Nao olhei o protocolo, mas deve incluir alguma coisa mais no payload RTP
  com certeza. Nao e' so call signaling, tem que meter o nariz no
voice-path tambem.

> Por que V.150 faria sentido para uma carrier? Ela não faz apenas transporte?

Entenda, nao disse que nao fazia sentido, disse que nao creio que e'
largamente implementado. Deus so criou o mundo em 6 dias por que nao
precisava se preocupar com a base instalada...

Alem disto, quem faz trunking para outras, os switches publicos de
'antigo classe 4', TAMBEM tem que transportar a voz/midia, portanto..o
mesmo problema que se aplica a linha, se aplica a tronco.