[AsteriskBrasil] RES: Modem

Roberto Fonseca robertodafonseca em terra.com.br
Sexta Abril 7 08:58:15 BRT 2006

Mauro,

Valeu pela dica..

Eu queria mesmo testar o modem somente para poder apresentar o projeto ao
meu gerente e justificar o investimento em placas atas. Uma coisa eu não
entendi direito...ao invés de usar simplestemente uma placa FXO no linux, eu
posso usar um conversor externo, tipo aquele TAHO e tal?

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Mauro -
Concentro
Enviada em: sexta-feira, 7 de abril de 2006 08:44
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] Modem

Andre Ruiz escreveu:
> Roberto,
>
> Esse assunto vai e vem, quase toda semana :-)
>
> Se for modem normal, esqueça (pra resumir, esqueça, mesmo).
>
> Se for winmodem, só existem 2 suportados:
>
> - Intel 537 (tem vários nomes, o mais comum é Ambient MD3200)
> - Motorola 62802
>
> O primeiro é detectado como clone e o segundo como original, mas na
> prática sào iguais. Em tempo: ambos não existem mais no mercado, se
> achar um, agarre antes que ele fuja.
>
> Abraços,
> andre

Placas Fax/Modem Ambient e Motorola

Aspectos Técnicos

A respeito das placas fax-modem que funcionam com o Asterisk: O pessoal fala
muito dos chipsets Ambient (MD3200) e Motorola (62802), mas eles na
realidade são meras interfaces entre o barramento PCI e a lógica que
realmente faz o trabalho: o par de chips Si3021/Si3012
(http://www2.silabs.com/public/documents/tpub_doc/dsheet/Wireline/Silicon_DA
A/en/si3035.pdf
<http://www2.silabs.com/public/documents/tpub_doc/dsheet/Wireline/Silicon_DA
A/en/si3035.pdf>)
ou Si3021/Si3014
(http://www2.silabs.com/public/documents/tpub_doc/dsheet/Wireline/Silicon_DA
A/en/si3034.pdf
<http://www2.silabs.com/public/documents/tpub_doc/dsheet/Wireline/Silicon_DA
A/en/si3034.pdf>).
São minúsculos, mas são eles que realmente fazem o trabalho. As placas
Digium TDM400P utilizam o chipset TigerJet 320
(http://www.tjnet.com/chips/tiger320.htm
<http://www.tjnet.com/chips/tiger320.htm>); os módulos FXO que são
conectados a esta placa utilizam o par Si3021/Si3012.

O grande problema dessas placas fax-modem compatíveis com o Asterisk é o
casamento de impedância, seja com linhas telefônicas (o que NÃO recomendo
por razões legais), seja com ramais de centrais telefônicas, ou ainda aos
antigos eliminadores de plihas para LPs
(http://www.telerede.com.br/pilhas2.html
<http://www.telerede.com.br/pilhas2.html>). Esse casamento é feito pela
'glue' (componentes discretos e respectivo circuito de interface) entre o
Si3012/Si3014 e os conectores RJ11; se vc. examinar os .pdf desses chipsets,
vai descobrir que padrão elétrico de telefonia é que nem
nariz: cada um (país) tem o seu... tem jeito de melhorar 'fuçando' em várias
partes do arquivo wcfxo.c, mas não é garantido. Essa falta de casamento de
impedância vai gerar ruídos que vão 'vazar'.

Aspectos Legais

Uma vez que se está conectando elétricamente equipamento na linha
telefônica, esse precisa ser HOMOLOGADO. Pense bem: seu equipamento, ao
'pifar', pode causar danos a centrais caríssimas. É justo e lógico que os
proprietários dessas centrais exijam saber o nível de isolação e a qualidade
de qualquer coisa antes de ser conectada nas suas centrais. Se vc. tiver o
azar de danificar uma central dessas e sua interface não for homologada OU
sem nota fiscal OU de origem duvidosa, tenha a certeza de que o departamento
jurídico dessa operadora VAI TE ESFOLAR VIVO. Por outro lado, se vc. estiver
em ordem, eles não podem fazer nada.

O transporte urbano, interurbano, interestadual e internacional de voz
exclusivamente via Internet não tem nehum limite ou  impedimento legal;
porém se a comunicação é entre pessoas físicas e/ou jurídicas diferentes e
uma ou ambas as pontas da comunicação utilizar a rede telefônica, implica em
um tipo transporte de voz que exige licença, onde vc. paga CARO prá provar
que pode e vai bilhetar tudo, para então pagar imposto sobre o que vc.
bilhetou :)

Conclusão

Esqueça modems Use ATAs.

Mauro Ferreira