[AsteriskBrasil] RES: Modem

Mauro - Concentro mauro em autcom.com.br
Sexta Abril 7 09:32:59 BRT 2006

Roberto Fonseca escreveu:
> Mauro,
>
> Valeu pela dica..
>
> Eu queria mesmo testar o modem somente para poder apresentar o projeto ao
> meu gerente e justificar o investimento em placas atas. Uma coisa eu não
> entendi direito...ao invés de usar simplestemente uma placa FXO no linux, eu
> posso usar um conversor externo, tipo aquele TAHO e tal?

Não, os eliminadores de plihas para LPs apenas "convertem" a saída fxo
do modem em fxs para se poder conectar um telefone.

Quanto à demonstração, recomendo que vc. demonstre com softphones. Esses
2 são os meus favoritos:

http://www.laser.com/dante/diax/diax.html
http://iaxclient.sourceforge.net/iaxcomm/

Prefiro sempre demonstrar com softphones IAX poque esse usa apenas uma
porta UDP e aceita roteamento naturalmente. Gosto particularmente do
DIAX; tenho 2 consultores de campo (road warriors) aqui na empresa que
usam o DIAX com fones USB em seus notebooks.

Já o resto da rede é composto por +50 pontos espalhados pelo país
(utilizando conexões adsl, cable, radio, direct link, etc.), utilizando
ATAs Linksys RT31P2, centralizados por um servidor Asterisk com IP fixo
fornecido pela Embratel. Do lado interno desse servidor (nossa
distribuidora em São Paulo/SP) tenho 5 ATAs Linksys PAP2-NA, e em nossa
matriz em Campo Grande/MS temos outro Asterisk com placas Digium 4 FXO
conectadas a 6 ramais de um PABX Dígitro. Em nenhum ponto nossa rede
VoIP toca a PSTN.

Caso vc. queira, - E estiver planejando um uso sério do Asterisk - posso
cadastrar uma conta IAX por uns 2 dias para que vc. demonstre seu projeto.
Apenas lembre-se de que trabalho de dia e estudo à noite, o que implica
em ter pouco ou nenhum tempo para responder perguntas.

[]s,

Mauro Ferreira
Concentro Marcas Ltda.