[AsteriskBrasil] RES: RES: Modem

Roberto Fonseca robertodafonseca em terra.com.br
Sexta Abril 7 10:00:52 BRT 2006

Blz, cara com softphone eu jah consigo rodar aqui internamente, usei o
IDFISK e dentro da minha rede local funciona tranquilo....eu gostaria de
mostrar uma ligação para fora, acho q podemos tentar esse cadastro no teu
asterisk...

Aguardo instruções...

Abs

Roberto

-----Mensagem original-----
De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] Em nome de Mauro -
Concentro
Enviada em: sexta-feira, 7 de abril de 2006 09:33
Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Assunto: Re: [AsteriskBrasil] RES: Modem

Roberto Fonseca escreveu:
> Mauro,
>
> Valeu pela dica..
>
> Eu queria mesmo testar o modem somente para poder apresentar o projeto
> ao meu gerente e justificar o investimento em placas atas. Uma coisa
> eu não entendi direito...ao invés de usar simplestemente uma placa FXO
> no linux, eu posso usar um conversor externo, tipo aquele TAHO e tal?

Não, os eliminadores de plihas para LPs apenas "convertem" a saída fxo do
modem em fxs para se poder conectar um telefone.

Quanto à demonstração, recomendo que vc. demonstre com softphones. Esses
2 são os meus favoritos:

http://www.laser.com/dante/diax/diax.html
http://iaxclient.sourceforge.net/iaxcomm/

Prefiro sempre demonstrar com softphones IAX poque esse usa apenas uma porta
UDP e aceita roteamento naturalmente. Gosto particularmente do DIAX; tenho 2
consultores de campo (road warriors) aqui na empresa que usam o DIAX com
fones USB em seus notebooks.

Já o resto da rede é composto por +50 pontos espalhados pelo país
(utilizando conexões adsl, cable, radio, direct link, etc.), utilizando ATAs
Linksys RT31P2, centralizados por um servidor Asterisk com IP fixo fornecido
pela Embratel. Do lado interno desse servidor (nossa distribuidora em São
Paulo/SP) tenho 5 ATAs Linksys PAP2-NA, e em nossa matriz em Campo Grande/MS
temos outro Asterisk com placas Digium 4 FXO conectadas a 6 ramais de um
PABX Dígitro. Em nenhum ponto nossa rede VoIP toca a PSTN.

Caso vc. queira, - E estiver planejando um uso sério do Asterisk - posso
cadastrar uma conta IAX por uns 2 dias para que vc. demonstre seu projeto.
Apenas lembre-se de que trabalho de dia e estudo à noite, o que implica em
ter pouco ou nenhum tempo para responder perguntas.

[]s,

Mauro Ferreira
Concentro Marcas Ltda.