[AsteriskBrasil] Equipamento UTSTARCOM

Allan D. Piske zyryz em terra.com.br
Sexta Abril 14 13:29:13 BRT 2006

1. Provedor eu quis dizer o provedor voip ... chamadas entrantes  vai
depender de onde .. e as saintes tambem
cada gateway tem um caminho diferente no trafego pela rede e o problema pode
estar acontecendo so com alguns destinos.

2. Sobre o QoS .. o provedor voip realmente nao utiliza desses campos, mas a
rede de backbone do provedor de internet(telecom) geralmente utiliza ( ate
certo ponto ).

3. Realmente pode ser caso de codec mesmo. A dica do Ethereal foi boa, eu
nao tinha pensado nessa possibilidade.

----- Original Message -----
From: "Julio Arruda" <jarruda-asterisk em jarruda.com>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Thursday, April 13, 2006 4:43 PM
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Equipamento UTSTARCOM

Allan D. Piske wrote:
> Eu uso esse ATA tambem que por sinal é otimo. Acho ate que é melhor que o
> Sipura.
> o que provavelmente esta acontecendo é que o link do seu provedor esta
> congestionado.

Ele diz que chamadas inbound nao sofrem o problema. Como o link e
routers/etc no mesmo nao sabem a direcao da chamada, nao parece muito
logico que seja o link..

> vc pode tentar mudar o esquema de QoS do ian02ex  de Diffserv para TOS ou
> vice-versa, Para ver se melhora alguma coisa.

Diffserv ou TOS na pratica nao deveriam mudar coisa nenhuma, o provedor
muito provavelmente (eu espero), esta cagando para o conteudo destes
campos (ou deveria dizer 'deste campo', ja que eles se sobrepoem).

> pode ser tambem que seu provedor de internet reconfigurou alguma coisa na
> rede.
> Sao muitos fatores que podem interferir na qualidade das chamadas. A mais
> provavel é que seja o provedor, pois como vc falou, no outro provedor
> funciona.

Uma coisa que e' possivel, e' que o codec que voce esta usando nas
chamadas saintes esteja diferente das chamadas entrantes ?
Experimente capturar o trafego, inclusive, o RTP, ja que o Ethereal
permite analisar jitter, perda de pacotes e etc no stream RTP.

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=zyryz&_l=1,1144957424.644355.9472.alcuta.terra.com.br,6800,Des15,Des15