[AsteriskBrasil] Ajuda com testes VoIP

Jefferson B. Limeira jbl em internexxus.com.br
Quinta Abril 20 13:49:05 BRT 2006

Boa Tarde Hugo,

  No final do ano passado entreguei um trabalho a faculdade com o título
Asterisk - PABX IP, e te recomendo algumas leituras sobre o assunto. Sobre a
tecnologia o livro Telefonia IP, Comunicação Multimídia baseada em pacotes de
Hersent, Guide e Petit é uma verdadeira bíblia... tem todo o conceito, mas não
sei se você vai se aprofundar nisso. Fiz vários testes práticos e gráficos de
consumo com vários codecs, e posso dar algumas dicas.
  Já sobre tuas perguntas, sendo o mesmo codec, o Asterisk vai somente fazer a
sinalização entre os peers, e em caso de codecs diferentes, é possível que o
asterisk faça a conversão, o que vai consumo mais processamento e tempo. O
comando show translation te dá uma noção disso... Aqueles tempos lá, são
diretamente proporcional a seu hardware.

  Abraços, Jefferson.

--
Jefferson B. Limeira
Internexxus Tecnológica