[AsteriskBrasil] Projeto de Interligação

igor bellino igor.bellino em gmail.com
Domingo Abril 23 19:50:24 BRT 2006

   Ae moçada, queria colher algumas opiniões de vocês sobre um projeto que
estou fazendo.

O PROBLEMA: A cerca de 8 meses fechamos com uma empresa provedora de voip e
isso reduziu em muito o nosso custo, porém como são muitas chamadas entre
nós (17 unidades do mesmo grupo espalhados por SP/ RJ e MG) e nossa atual
operadora cobra R$ 0,03 por ligação de voip x voip, estou estudando algumas
alternativas para reduzir esse custo que gira em torno de R$ 1.200/ mês.
Tentamos negociar de reduzir esse custo com a atual fornecedora, mas como
temos mais 1 ano e 4 meses de contrato, estamos "amarrados" sem muito o que
fazer.

A IDÉIA: Estive lendo que ligações sip x sip não geram consumo de banda e
nem cpu, uma vez que as ligações são feitas ip x ip. Em cima dessa
informação, estou querendo montar uma máquina na nossa matriz com o
Asterisk. Assim, iria criar todas as contas SIP que temos atualmente nesse
servidor e falariamos de graça entre nós. Porém, como temos o contratado a
cumprir e não temos interesse em fazer a terminação pstn conosco, iriamos
fazer um trunking com a nossa provedora voip quando as ligações fossem pra
pstn.

DÚVIDA: depois de contada toda a estória, gostaria de saber se realmente
essa idéia é viável e principalmente se essa máquina que ficará na matriz
irá apenas "rotear" as chamadas (canreinvite=yes) do ip de origem para o
destino ou se vai me consumir muita banda e cpu. Caso consuma muito recurso
(tráfego RTP), alguém teria alguma sugestão de como sair desse problema?

    Um grande abs. a todos!