[AsteriskBrasil] RES: Fw: Ramais + DDR + Lig. a cobrar

Josué Conti josueconti em gmail.com
Quinta Abril 27 10:05:51 BRT 2006

Pessoal, bom dia.
Pois é...complicou.Na realidade, após os testes que efetuei chegamos a
seguinte conclusão:
Relacionado a sinalização grupo II tipo 8 que é relacionado ao Asterisk ou
outros PABX, no lado da pública (PSTN) é a sinalização chamada "Bit M"
que serve para interconexão de operadoras.
Para que a sinalização de DDC seja repassada ao nosso Asterisk, ou seja o
cat:9(pode variar esta sinalização) por exemplo, quem deve enviar essa
sinalização é o originador da chamada e isso normalmente não ocorre, nem
mesmo entre as operadoras, por que como padrão da Anatel, existe a
"musiquinha" do à cobrar.
O Bit M é tratado na sinalização SS#7 (ISUP/TUP), portanto nem chega no
mfc/r2. Quem deve nos enviar uma sinalização diferente de uma chamada normal
seria a PSTN.
No caso de uma chamada "normal", quem retém a temporização da chamada é o
assinante A, portanto existe um tempo de 90 segundos até que essa chamada se
desconecte. Por exemplo: Você recebe uma chamada e atende esta chamada na
sala de sua casa, mas gostaria de atende-la na cozinha, resumindo, você pode
desligar esta chamada na sala e atende-la na extensão de seu telefone na
cozinha em até 90 segundos.
Para as chamadas DDC, esse controle de tempo é invertido e o desligamento é
instantâneo, após um hangup.
Para resolvermos isso, deveriamos ter o duplo atendimento, mas como efetuar
um duplo "hangup" no asterisk?
Possibilidades seriam utilizar a função FLASH, mas só isso?
Também temos como resolver de imediato. Solicitando esse bloqueio para a
operadora que forneceu o link mfc/r2.

Pessoal, espero ter ajudado com estes testes.

Abraço a todos.

Josué