[AsteriskBrasil] Codec G729

Andre Ruiz andre.ruiz em gmail.com
Quarta Agosto 9 02:40:46 BRT 2006

A opção de G729 mais viável hoje é uma que você compra da digium. Você
*compra* da digium. A digium fez um módulo de g729 para o asterisk que
ou você paga ou ele não funciona. E se você pagar, você tem o direito
de usar (parece óbvio, mas não é).

Existem algumas poucas outras implementações de G729 por aí, uma delas
feita pela intel. Não é "para o asterisk". Foi feita como demonstração
genérica de uma tecnologia, na forma de binários que importam/exportam
audio no formato g729. Um cara pegou os fontes desse código da intel,
fez um patch e tornou ele compilável em forma de biblioteca do
asterisk. Ela não pede senha/chave. Você vai achar de graça por aí, se
procurar (não pergunte na lista!!), mas a diferença é que você só não
está pagando pela *implementação*. Você ainda precisa pagar os
direitos de uso, e se não pagar, vai estar ilegal. E você não vai
querer contactar a intel pra tentar pagar por esse uso, eles não vão
saber do que você está falando. A digium apenas evitou essa dor de
cabeça indo para o tudo ou nada, na codec deles. Em resumo, *NAO* use
essa codec ilegalmente. Compre uma da digum. A $10 por licença, não é
caro.

Por último, o asterisk tem 2 tipos diferentes de conhecimento sobre
g729. Um deles é saber o que é o formato, que ele existe e como é
empacotado o áudio. Outra coisa, bem diferente, é saber codificar e
decodificar esse áudio que está nos pacotes. A primeira parte, chamada
format_g729, é gratuita, já está no asterisk. A segunda parte, chamada
codec_g729, é a que você compra da digium.

Se você está ligando a partir de um ramal interno, que já suporta g729
nativamente (um PAP2 por exemplo), o áudio está apenas passando por
dentro do asterisk e indo para um tronco de saída também em g729, o
asterisk não precisa decodificar nada. Ele só pega os pacotes de um
lado e joga do outro (usa apenas o format_g729).

Se você quiser que o asterisk "se meta na conversa", como por exemplo,
gravar a conversa em disco em outro formato, tocar um áudio para algum
dos lados no meio da conversa, colocar música em espera para algum
lado enquanto o outro faz outra coisa, perguntar opções com uma URA,
etc., ele precisa saber codificar/decodificar g729, daí ele precisa da
codec.

Mesmo que você tenha apenas 1 licença de g729 instalada, ela não será
usada quando você apenas estiver ligando pra fora. Em geral, poucas
licenças dão conta de muitos ramais, por causa disso.

Pra configurar esse "passthru" de g729 não precisa fazer nada. Apenas
ligue, a ligação vai passar se as duas pernas negociarem g729. Mas se
o asterisk precisar se meter na conversa, a ligação pode cair. Se uma
das pernas negociar outra codec, ele não poderá fazer o transcoding.
Se cair na ura, não conseguirá tocar o áudio nem gravar o recado, etc.

Por isso, compre algumas (uma?) codec, vai evitar problemas, gastar
pouco e ajudar o desenvolvimento do asterisk, (in)diretamente.

Abraços,
andre

--
Andre Ruiz  <andre.ruiz em gmail.com>