[AsteriskBrasil] Codec G729

Rodolfo Santos rodolfo.sts em gmail.com
Quarta Agosto 9 07:31:05 BRT 2006

Leandro,

Para usar no Asterisk vc paga sim (salvo quem provar que irá utilizar apenas
para estudo ou pesquisa), o que vc leu é que quando utilizando uma conexão
entre seu softphone ou ainda IPphone ou ATA que possua G729 implementado, vc
não necessita adquirir essa licença, isso ocorre porque a sua operadora VoIP
já está pagando pela licença.

Exemplo: [SOFTPHONE] <==> [OPERADORA]  = VOCÊ NÃO PAGA
               [SOFTPHONE DA OPERADORA] <==> [ASTERISK] <==> [SOFTPHONE] =
VOCÊ PAGA

Vc pode adquirir as licenças diretamente na DIGIUM (se não me engano, são
USD10,00 cada licença), e vc paga para utilizá-las em simultâneidade, ou
seja 1 licença por cada canal ocupado ao mesmo tempo ;c).

A instalação é bem simples (basicamente vc acessa um FTP baixa o codec e
autentica a licença), no caso de vc comprar pela Digium, eles te passam uma
receitinha que não tem como errar.

Aqui na empresa eu utilizo o g729 e posso lhe garantir que vale cada
centavo, principalmente se vc não dispõe de muita banda na sua conexão
internet.

Bem é isso ai, espero ter ajudado.

Boa Sorte.

Rodolfo Santos