[AsteriskBrasil] Criação de extensão/ramal por script

Lincoln Zuljewic Silva lsilva em corsidian.com
Quinta Agosto 10 11:27:08 BRT 2006

José, você pode fazer um shell script para criar estes usuários em
massa, para isso você irá precisar de um arquivo txt com as extenções e
com o nome das pessoas, veja abaixo:

minha configuração de ramais está assim:
[3708]
type=friend
secret=1234
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
context=banana
canreinvite=no
callerid=Lincoln Silva
mailbox=3708 em default,,tz=brazil,attach=yes

sendo que os valores variaveis serão: [3708], secret=1234,
callerid=Lincoln Silva e mailbox=3708 em default,attach=yes (extenção,
senha e nome)

lista.txt (valores variaveis separados por virgula)
### lista.txt ###
3709,1234,Jose Silva
3710,1234,Maria Silva
3711,1234,Joao Silva
### lista.txt ###

massa.sh (shell que irá gerar a saida)
### massa.sh ###
#!/bin/bash

c=1
linhas=`wc -l lista.txt |awk '{print $1}'`
while [ $c -le $linhas ]

do
EXT=`sed -n ${c}p lista.txt|cut -f1 -d,`
PWD=`sed -n ${c}p lista.txt|cut -f2 -d,`
NOME=`sed -n ${c}p lista.txt|cut -f3 -d,`

echo "[$EXT]"
echo "type=friend"
echo "secret=$PWD"
echo "host=dynamic"
echo "dtmfmode=rfc2833"
echo "context=banana"
echo "canreinvite=no"
echo "callerid=$NOME"
echo "mailbox=$EXT em default,attach=yes"
echo ""

c=`expr $c + 1`
done
### massa.sh ###

Saida do massa.sh:
[3709]
type=friend
secret=1234
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
context=banana
canreinvite=no
callerid=Jose Silva
mailbox=3709 em default,attach=yes

[3710]
type=friend
secret=1234
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
context=banana
canreinvite=no
callerid=Maria Silva
mailbox=3710 em default,attach=yes

[3711]
type=friend
secret=1234
host=dynamic
dtmfmode=rfc2833
context=banana
canreinvite=no
callerid=Joao Silva
mailbox=3711 em default,attach=yes

com isso é só redirecionar a saida do massa para um arquivo e joga-lo no
sip.conf

Espero ter ajudado...
Lincoln