[AsteriskBrasil] Criação de extensão/ramal por script

Samoied samoied em users.sourceforge.net
Quarta Agosto 9 19:16:31 BRT 2006

Boa Noite,

On Wed, Aug 09, 2006 at 11:12:03AM -0300, Jose Fernando Possebon Junior wrote:
>    Olá lista,
>

>    Alguém já viu se é possível fazer a criação de extensions no Asterisk
>    através de um script ou por linha de comando?
Claro, ué. O asteris usa, por padrão um arquivo texto, logo é só vc
fazer um script que escreva um arquivo no formato do asterisk, e colocar
no seu lugar correspondente. Depois é só dar um reload, e correr pro
abraço.

>    Tenho a necessidade de passar uma lista de aproximadamente 250 pessoas e
>    criar extensões para todos eles. Como isto é um trabalho praticamente
>    repetitivo, acredito que deva existir algum script ou shell que permita
>    isto.
Como isto é muito simples, nao conheço ninguem que tenha postado algo...
Eu mesmo fazia isto a cada instalacao de asterisk.

>    Se não tiver, alguém sabe se é possível criar esta extensão usando alguma
>    API? Por exemplo, eu desenvolver uma aplicação em .NET que fizesse uso de
>    uma API do Asterisk e permitisse criar as extensões?
Hehehehe, se vc quer fazer um super-aplicativo, MVC, com interface
Webservices e tudo o mais, para no final escrever um arquivinho texto,
fique a vontade amigo :)
O asterisk não tem uma API para isto, pois como lhe disse, é só um
arquivo texto. Como você faz quando precisa configurar um servidor DNS,
e escrever um monte de hosts, um em baixo do outro? É o mesmíssimo caso.

Até,