[AsteriskBrasil] Interligacao digivoice com pabx

huelbe.garcia@yahoo.co.uk huelbe.garcia em yahoo.co.uk
Sexta Agosto 11 21:36:42 BRT 2006

Oi Everton,

eu não consegui baixar o manual, tampouco uso produtos DigiVoice (por enquanto...).

Acho que o manual está confuso. Esqueça ele por alguns instantes.

Faça as ligações para as portas da pública (linhas da sua operadora local) e para as portas de ramal conforme você planejou. Casa a Digivoice utilize jaques RJ45 ou RJ11 utilize apenas os 2 pinos centrais.

Note que a placa é meramente uma interface. Você terá que programar o Asterisk para
1. atender a chamada entrante nos primeiro 4 canais
2. reproduzir uma mensagem para o usuário que fez a chamada
3. aguardar o usuário digitar a opção do menu
4. processar o que o usuário digitou e
5. discar para o ramal correto usando os últimos 4 canais. Ao discar (comando Dial), o Asterisk automaticamente conecta o canal que recebeu a chamada com o canal que acabou de discar o destino.

No exemplo acima, todas as ligações passarão pela placa da DigiVoice e haverá um limite de 4 chamadas concorrentes.

Uma outra maneira de fazer a URA seria transformar o Asterisk em uma operadora/telefonista virtual onde ele apenas transfere ligações. Você ligaria as linhas da pública no PABX. E então ligaria 8 ramais no Asterisk. O funcionamento seria mais ou menos assim:

1. O PABX recebe a ligação da rua e transfere imediatamente para um dos ramais ligadas ao Asterisk
2. O Asterisk reproduz a mensagem, espera o usuário digitar a opção e processa qual opção ele quer
3. O Asterisk então digita "Flash", marca o ramal e sai da linha (ou seja: faz a transferência).

Já fizemos por aqui este último modelo e funciona bem. Mas tivemos que fazer a "sintonia fina" com a configuração de temporização no Asterisk e do atendedor e grupos no PABX. Nada que uma tarde de ajustes, café e neurônios fritos com um amigo que domine programação de PABX não resolva, hi! ;)

Abraço,
--hg

P.S.: por favor, não escrevam para a lista perguntando como fazer cada um dos passos acima! Isto está super-bem explicando em várias fontes na Internet. Lembre-se: Google, Voip-Info.org e asteriskbrasil.org são nossos amigos! Cabe a você (que teve a coragem de dizer pro seu chefe que vai colocar o Asterisk no ar hi!) estudar por alguns dias como o Asterisk funciona. E, posso garantir, é gratificante!