[AsteriskBrasil] 3 FXO + Asterisk + Debian Etch

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Sexta Agosto 18 11:14:47 BRT 2006

Luiz Henrique G. Granja escreveu:
> o que você pode testar é uma distribuição chamada TRIXBOX, que já tem
> bastante coisa pronta e amigável...
> Sobre a documentação do *, vc pode obtê-la no www.voip-info.org
> <http://www.voip-info.org>, www.asteriskdocs.org
> <http://www.asteriskdocs.org>, asteriskbrasil.org
> <http://asteriskbrasil.org> (há material bom) e no próprio google...
> Sobre este erro, dá uma olhada nos scripts de inicialização do debian
> referente ao * (/etc/init.d/), e tente achar algo... (eu até o
> presente momento nunca instalei os binários)...

> [...]
  Olá,

  Eu sou um cara persistente e queria ver o Asterisk no Debian Etch.
Consegui! :D   E fui até escrevendo um passo-a-passo com imagens para
não me perder... Ficou até legal! ;)
  Acho que vou dar um toque final nele e colocar na web para o pessoal
ver e comentar. Tentei usar ao máximo ferramentas gráficas disponível no
Debian Etch com Gnome para ficar bem intuitivo. Esta noite eu o coloco
no ar. Configurei um X-Lite no mesmo computador e fiz e recebi ligações
com mensagem de entrada, que era uma de demonstração onde as palavras
não significam nada, simplesmente para "ver" se funcionava mesmo.
  Agora preciso aprender um pouco mais sobre os .conf (zaptel.conf,
zapata.conf, sip.conf e extensions.conf). Vou garimpar mais um pouco
esta noite para ver onde chego...   :)
  Um problema que tive com as placas (usei duas e não três por falta de
slot, mas isso resolvo este final de semana) foi um clique infernal
(alto volume e freqüência) que percebi melhorar (diminuir) quando
colocava o pé no chão frio e a mão no gabinete. Concluí que meu
aterramento está ruim e vou revê-lo. Procurando na web achei pessoas que
tiveram este mesmo problema e o aterramento exclusivo resolveu. Por
acaso sabem se existe uma forma de amenizar estes ruídos caso o
aterramento não seja realmente o problema?

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP