[AsteriskBrasil] Digium vai com o Asterisk na direção do mercado corporativo VoIP

cleviton.araujo@caixa.gov.br cleviton.araujo em caixa.gov.br
Segunda Agosto 28 17:28:24 BRT 2006


Pessoal:

Este noticia publicada na VoIP News pode ser lida aqui: 
http://searchvoip.techtarget.com/originalContent/0,289142,sid66_gci1212408,00.html?track=NL-85&ad=559797&asrc=EM_NLN_484299&uid=4855740
Para facilitar segue uma versão traduzida por mim da matéria, diantemão peço desculpe por evetuais erros de tradução.

Abs,
Cléviton.

________________________________


 Digium vai com o Asterisk na direção do mercado corporativo VoIP

By Amanda Mitchell, News Editor
24 Aug 2006 | SearchVoIP.com 

Sentado em uma cadeira no pavimento superior da exposição da VoiceCon, em um ambiente com uma intensidade de luz agradável em tudo apropriado para um bate-papo tranqüilo. O Vice-presidente de produto e marketing da Digium ficou surpreso pela vantagem da vista. "Oh, eu nunca imaginava que existisse esse lugar", Disse Bill Miller.

A posição acima da multidão quase representa onde a Digium está situada hoje. Os sete anos anteriores de fabricante original e desenvolvedor primário do PABX fonte aberta, Asterisk, foram profícuos desde 2002. E a companhia recebeu justamente uma infusão grande de dinheiro de $13.8 milhões da Matrix Partners, uma empresa com perfil de capital de alto-risco que fundou a companhia JBoss de fonte aberta (que foi recentemente adquirida pela Red Hat fonte aberta).

Como muitas empresas iniciantes, a Digium tem pouco recurso para iniciar. Fundador e CEO Mark Spencer lançou uma pequena empresa para fornecer serviços de suporte ao Linux, e a história foi que ele escreveu o Asterisk para economizar dinheiro no seu sistema de telefonia. "Não foi como ele teve esta grandiosa idéia da fonte aberta", disse Miller.

Spencer fez a tecnologia do Asterisk disponível à multidão do fonte aberta. Hoje em dia o Asterisk congrega uma comunidade vigorosa de desenvolvedores de 400 a 500, e o Asterisk recebe em torno de 1000 downloads por dia. "Isso é  ... único", disse Miller, "de fato que nós temos aqueles seguidores cujas vidas e negócios giram inteiramente em torno do Asterisk".

De fato, ecoando esta estratégia de sistema para telefonia, a iniciante Switchvox, que antes começou fazendo seu próprio PABX Switchvox, mudou de telefones celulares para um sistema telefonia baseado no Asterisk porque foi uma solução de baixo custo. A questão era: Que vantagens um PABX de fonte aberta oferece? A resposta - a exceção de algum outro proprietário de mais baixo custo - foi: As novas características faze-o dele um produto bem mais rápido.

 "Nós somos capazes de alavancar a comunidade fonte aberta", disse Joshua Stephens, presidente e CEO da Switchvox. Se alguém deseja inserir alguma característica bizarra, nós a recepcionamos e a fazemos disponível".

A Digium tem levantado 130 parceiros que tem soluções classe de produção sobre o Asterisk. De sua parte, a Digium vende o Asterisk Business Edition, o Certificado Digium, Versão graduação profissional do fonte aberta do Asterisk, junto com produtos de hardware e software que permite aplicações telefonia incluindo PABX legado, URA, auto atendente, gateways, servidor de media e servidor aplicações.

A companhia também oferece uma gama completa de servicos profissionais, incluindo consultoria, suporte tecnico, e serviços desenvolvimento personalizado de software. Além disso, a Digium alavanca os VARs a ajudar distribuir seus produtos.

O desafio atual da Digium é seguir na direção do mercado corporativo, onde ainda não tem provocado grande impacto. A SIPBox, um VAR da Digium localizada em Tinley Park, Ill., onde primeiramente tinha educação e municípios entre seus clientes.

"Eu não tenho nada no nivel corporativo ainda", Disse Chad Agate, co-fundador e CEO da SIPBox, um provedor de soluções de telefonia fim-a-fim para empresa com mais de 200 usuários. "O Asterisk é uma opção boa para pequenos e médios negócios ou filiais".

Um dos mais recentes clientes conquistados da Digium foi a Universidade da Pennsylvania, que está desenvolvendo um sistema unificado de mensagens de todos os campus usando o Asterisk.

A Digium tem sua mira voltada para grande Mercado corporativo, entretanto. De acordo com Miller, o investimento da Matrix sera usado no desenvolvimento de aplicações e no aprimoramento do Asterisk para torná-lo mais atrativo aos olhos do Mercado Corporativo.

"Nós pegamos [o investimento] porque queremos lever a empresa ao próximo nível e usar este dinheiro para impulsionar nosso crescimento e fazer soluções na medida certa para o mercado corporativo", disse Miller. "Será criado mais aplicações de classe-corporativa como e-mail".

Para este nível, a Digium enfrenta um desafio entre compradores corporativos exigentes que deseja comprar pela marca e também combinar produtos ao conhecimento da tecnologia dentro da empresa, de acordo com Vanessa Alverez da Yankee Group.

"Somente as empresas com muito conhecimento técnico pode trabalhar com fonte aberta, de outro modo o custo da estrutura fica muito alto", disse Alvarez. "Mas a questão é: A Digium tem uma base suficiente de clientes de sorte que se você não for um comprador de marca, mas você é o tipo que faz devido a diligência, você deveria também considerer o Asterisk?".

-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20060828/4d256ea6/attachment-0002.html
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://listas.asteriskbrasil.org/pipermail/asteriskbrasil/attachments/20060828/4d256ea6/attachment-0003.html


Mais detalhes sobre a lista de discussão AsteriskBrasil