[AsteriskBrasil] Custo de hardware para um projeto

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Terça Agosto 29 09:34:35 BRT 2006

Tom Lobato escreveu:
>     Preciso de um sistema de PABX com um link E1 e algo em torno de 40
> ramais internos. Se eu for instalar o sistema comum com aparelhos
> convencionais, vou gastar em torno de R$6.000,00.
>     Se entendi corretamente as funções das placas digium eu iria
> precisar de uma placa TE110P e duas TDM2460E para cumprir essa tarefa.
> Mas o custo total (pc + placas) ficaria muito maior que o sistema comum
> de pabx. Sei que posso usar softphones pra diminuir a quantidade de
> canais internos necessários, mas essa economia não seria suficiente.
> [...]
Olá,

  Em termos de valores é isso mesmo. Você ganha a vantagem num sistema
computadorizado por ter relatórios, voice-mail, usar seu PABX de
qualquer lugar do planeta (ou até mesmo fora dele) que tenha Internet,
alta flexibilidade e total controle das linhas e atentendes, "grampos",
"espiadinhas" nas conversas, ramais infinitos (na teoria, na prática
depende de infra-estrutura). Mas veja que o maior ganho está em usar
operadoras VoIP para longas distância, pois local e regional não vale a
pena pelo menos fora das capitais dos estados.
  Um bom servidor vai sair em torno de R$ 3.000,00; uma E1 em torno de
R$ 2.000,00; IP fone por R$ 400,00 cada; softfone desde 0 a R$ 800,00,
vai do gosto do freguês. Se optar  em usar telefones convencionais, terá
que ter adaptadores de telefone IP para convencional (ATA) ou usar a
placa que disse ou equipamentos externos que faça isso em lote (ATA grande).
  Para tem uma idéia, uma implementação dessas para 20 ramais, não
incluindo os serviços de infra-estrutura, gravação de mensagens,
manutenção, link dedicado/garantido de internet e do administrador que
configurará o Asterisk, não dá para sair por menos de R$ 15.000,00. De
resto, basta adicionar softphones ou telefones IP. Dae tem que balancear
os novos custos e consumos mensais com a estrutura que teria com o PABX
digital convencional.

--
Atenciosamente

           Claudio Polegato Junior

           Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
           Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
           Engenheiro Computacional - USP
           Engenheiro Eletrônico - USP