[AsteriskBrasil] Sipura SPA-3000

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quarta Agosto 30 10:00:49 BRT 2006

Caio Pato wrote:
> Para os colegas que usam o SPA-3000, uma pergunta: tentei hoje enviar
> um fax - via rede fixa - e o aparelho interno não conseguiu negociar
> com o outro aparelho. O aparelho de fax interno estava no ramal do
> SPA-3000 e o destino foi um telefone na mesma cidade, chamando via
> linha telefônica convencional (ou seja, não foi voip). Não houve
> nenhum envolvimento do asterisk nessa comunicação, já que a chamada só
> usou o SPA-3000 para "passar".

Voce ligou da FXS para a FXO, dependendo da configuracao, o asterisk
poderia sim estar no voice path. Independente disto, e' VOIP, mesmo que
seja do FXS para o FXO, voce tem um "cliente SIP" na porta FXS e outro
na porta FXO, uma ligacao de um para o outro e' uma chamda voip
(normalmente, exceto se o adaptador estiver desligado por exemplo, fica
direto, e presumo que se voce atender no FXS com uma ligacao entrante
"antes" de comecar a tocar no asterisk)

> Alguém já tentou essa mesma configuração com sucesso?

Nunca tentei fax..

> Outra questão é que estão reclamando de eco na chamada, além de volume
> baixo. Novamente não há envolvimento do asterisk, já que o próprio
> ramal do SPA-3000 é quem atende (ou faz) as chamadas. Não vi controles
> de volume no SPA-3000. Estou perdendo alguma coisa?

Poderia ou nao haver o envolvimento do asterisk, porem, no SPA3102 (o
meu 3000 nao esta a mao), o FXS tem ajuste do ganho no "Regional"->
Miscellaneous", o FXO no PSTN Line -> International Control, pelo que
lembro o sw e' similar ao do 3000.