[AsteriskBrasil] Sipura SPA-3000

Caio Pato caiopato em gmail.com
Quarta Agosto 30 15:49:39 BRT 2006

duas respostas em um email...

On 8/30/06, Julio Arruda <jarruda-asterisk em jarruda.com> wrote:
> Voce ligou da FXS para a FXO, dependendo da configuracao, o asterisk
> poderia sim estar no voice path.

Não está porque a chamada não é nem direcionada para o asterisk. O
dialplan (no SPA) está feito de modo que TODAS as chamadas - exceto
aquelas para os ramais do asterisk - sejam imediatamente enviadas para
a porta FXO:
S:8,(19[0-3]S0<:@gw0>|[2-9]xxxxxxxS0<:@gw0>....)

> Independente disto, e' VOIP, mesmo que
> seja do FXS para o FXO, voce tem um "cliente SIP" na porta FXS e outro
> na porta FXO

O relé não atua nessa hora para "ignorar" e jogar direto? Como nunca
coloquei meu ouvido lá para escutar, pode estar ai o problema...

> Poderia ou nao haver o envolvimento do asterisk, porem, no SPA3102 (o
> meu 3000 nao esta a mao), o FXS tem ajuste do ganho no "Regional"->
> Miscellaneous", o FXO no PSTN Line -> International Control, pelo que
> lembro o sw e' similar ao do 3000.

Em ambos os sentidos eu tenho eco e reclamação de baixo ganho. Em
alguns casos eu identifiquei que o problema estava no outro lado, que
tinha uma pessoa "gagá" falando baixo em um telefone quebrado.
Junta-se as duas coisas e só poderia dar nisso... Eu achei onde está a
configuração. Alterarei e testarei...

On 8/30/06, Joel Moraes <joel em moraesonline.com> wrote:
> Eu tenho clientes utilizando o SPA-3000 através do Asterisk e eles estão
> conseguindo passar FAX sem problemas utilizando o ULAW. Nesse caso você
> utilizou a opção para automaticamente utilizar a linha através da porta FXS?

Sim, o meu dialplan (do SIPURA) está configurado para enviar a chamada
diretamente para a linha convencional. Como o Julio disse, mesmo nesse
caso a conversação é voip-voip, mesmo não havendo intermediação do
asterisk e mesmo não havendo tráfego de rede... Mesmo usando ulaw
(aliás, o asterisk não faz nada nesse SPA exceto a regra da
ex-namorada) não funcionou.

> Em relação aos volumes ele tem controle de volumes para as portas FXS e
> FXO separadamente. Todos eles na guia avançada. Não tenho como acessá-lo
> agora para verificar exatamente onde está, mas se não conseguir achar me
> manda um email em PVT que a noite mando a localização exata.

Consegui achar:
Advanced -> Admin -> PSTN Line -> SPA To PSTN Gain
Advanced -> Admin -> PSTN Line -> PSTN To SPA Gain

Obrigado!