[AsteriskBrasil] DEBIAN - Zaptel via apt get

FONEBRAS Marcos marcos em fonebras.com.br
Segunda Dezembro 11 06:00:30 BRST 2006

Salve Lista!

Instalei o Asterisk  (pacotes binarios ) via apt-get na Debian , e funcionou
tudo certo com os ramais ip  e tudo mais, agora estou fazendo testes com uma
placa x100p modem, então baixei tambem o modulo zaptel constante na
source.list da Debian , a instalação ocorreu sem problemas mas não consigo
carregar o modulo zaptel (comando modprobe ) pois vem a mensagem de erro
"can´t locate  zaptel  " e " can´t locate wcfxo" ,

Tambem quando comando o ztcfg para configurar, da seguinte mensagem.
"Notice: cofiguration file is /etc/zaptel.conf - line 142: Unable to open
master device '/dev/zap/ctl' "

Tambem não vejo a placa ou driver correspontente em  cat /proc/interrupts.
Minha duvida é se o zaptel que consta no source.list da Debian corresponde
ao modulo/drivers propriamente dito  para subir a referida placa ou este
modulo tem que ser compilado mesmo?
Procurei na net casos semelhantes mas não encontrei pois parece-me que todos
tendem a instalar o Asterisk atraves dos fontes  para ter sempre a versão
atual, mas no meu caso não sou muito expert em compilar.
desde já agradeço ajuda.

Marcos