[AsteriskBrasil] RES: redirecionamento de portas

Moacir O. de Souza Junior - Personalsoft Sistemas Ltda. moacir em personalsoft.inf.br
Quinta Dezembro 28 17:13:08 BRST 2006

Thiago,

Em: http://www.voip-info.org/wiki-NAT+and+VOIP vc vera detalhes desta
solução.

 - vc precisa direcionar o range de portas (para o SIP e para o RTP)

    - SIP signaling: Ports 5060 to 5070
    - RTP audio: Ports 8766 to 35000 (veja o arquivo rpt.conf para saber o
range de portas RTP)

    O meu redirecionamento esta assim (mas repare que eu direciono o trafego
que chega na eth1 -  e nao no IP como vc gostaria - basta trocar o "-i eth1"
para "-d  xxx.xxx.xxx.xxx" - q deve funcionar) :
    #roteameto do ASTERISK - Protocolo SIP
        #Protocolo SIP
        iptables -t nat -A PREROUTING -p udp --dport 5060:5070 -i eth1 -j
DNAT --to-destination 192.168.1.103
        #Protocolo RTP
        #iptables -t nat -A PREROUTING -p udp --dport 8766:35000 -i eth1 -j
DNAT --to-destination 192.168.1.103

 - Carregar modulos nat do sip para o iptables

     - /sbin/modprobe ip_conntrack_sip
     - /sbin/modprobe ip_nat_sip

- No servidor de DESTINO altere o /etc/asterisk/sip.conf  (
<http://www.asteriskguru.com/tutorials/sip_nat_oneway_or_no_audio_asterisk.h
t>
http://www.asteriskguru.com/tutorials/sip_nat_oneway_or_no_audio_asterisk.ht
ml - neste link fala desta configuração) - faca um reload no servidor.

    variável --> "NAT = yes"

O meu estah funiconando 100%% - Espero ter ajudado.

Com estes passos eu fiz com que todo o trafego de VOIP q chega no meu
servidor X seja direcionado para o servidor Y. No meu caso o meu servidor X
é o servidor no qual chega a minha internet, onde eu tenho um IP válido para
internet (um 200 alguma coisa).

Estou estudando agora um controle de banda para dar prioridade à voz na
minha rede, se algume tiver alguma dica.

Sou novo no assunto, entao se eu falei alguma bobagem me falem.

Cordialmente,

Moacir O. de Souza Junior

  _____