[AsteriskBrasil] Fax usando SanDSP

Noel R. Morais noel em rfcnet.com.br
Segunda Fevereiro 6 14:18:23 BRST 2006

Pessoal,

Estou tentando enviar fax pelo asterisk porem estou tendo problemas. Consigo
receber perfeitamente, porem não consigo enviar do asterisk para um cliente
com fax.

Ou o fax não chega ou chega o inicio do fax e depois vem um pequeno borrão.

Para testar o envio de fax, criei uma extensão que quando vc liga p/ ela,
passa a enviar um fax.

Segue o extension.conf abaixo:

[globals]

FAXFOLDER=/var/lib/asterisk/fax

[ramais]

include=>parkedcalls

exten=>1001,1,Goto(monitorar,s,1)

exten=>_[34]xxx,1,Dial(SIP/${EXTEN})

exten=>_5xxx,1,Goto(fax-incoming,s,1)

exten=>_6xxx,1,Goto(fax-outgoing,s,1)

exten=>_95xx,1,Goto(conferencia,${EXTEN},1)

[monitorar]

exten=>s,1,background(qual_ramal_monitorar)

exten=>_[34]xxx,1,ChanSpy(SIP/${EXTEN})

[conferencia]

exten=>_95xx,1,MeetMe(${EXTEN})

[fax-incoming]

exten=>s,1,rxfax(${FAXFOLDER}/${UNIQUEID}.tif)

exten=>s,2,NoOp(PAGINAS RECEBIDAS: ${FAXPAGES})

exten=>s,3,NoOp(BITRATE TRANSMISSAO: ${FAXBITRATE})

exten=>s,4,NoOp(RESOLUCAO: ${FAXRESOLUTION})

exten=>s,5,hangup()

[fax-outgoing]

exten=>s,1,txfax(${FAXFOLDER}/teste.tiff)

exten=>s,2,hangup()

Noel R. Morais

RFC - Ready for Calls

+55 (11) 3471-4005