[AsteriskBrasil] Projeto asterisk pbx

Luiz Henrique Gomes lhgomes em treynet.com.br
Terça Fevereiro 7 12:17:53 BRST 2006

Tem que se levar em consideração a qualidade e capacidade dos equipamentos
de rede (hub/switch), pois se o tráfego atual já estiver alto, o desempenho
pode ser comprometido sim. Eu já passei por problemas de chiado que eram
causados pela ineficiência da rede do cliente, sendo que a simples troca de
um hub por switch gerenciável resolveu o problema.

Luiz

-----Original Message-----
From: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org
[mailto:asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org] On Behalf Of
Hermann Wecke
Sent: Tuesday, February 07, 2006 12:07 PM
To: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
Subject: Re: [AsteriskBrasil] Projeto asterisk pbx

Allan wrote:
> usando esses ATAs com WAN e LAN e QoS, isso nao ira afetar a
> performance da rede?

Você está rodando na rede interna, provavelmente com algum hub/switch de
100mb para algo que consome NO MÁXIMO 64kbps por canal.
Você disse que instalará 12 equipamentos (6 PAPs, 5 ATAs e 1 fone IP).
Se absolutamente tudo for usado ao mesmo tempo, você teria 23 canais de voz.
TEORICAMENTE você teria 1,5mbps para 100mbps - ou seja, menos de 2% da banda
(se meus chutes estiverem errados corrijam).

Portanto, está sobrando banda...