[AsteriskBrasil] Projeto asterisk pbx

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quarta Fevereiro 8 18:14:57 BRST 2006

Julio Arruda wrote:

> O linksys wrt54G por exemplo, tem um switch interno E tem a opcao de
> bridging para a parte wireless e para a porta WAN.
> Porem, da para programar o switch (via sveasoft por exemplo) para usar o
> switch interno para "conectar" todas as portas (LAN e WAN), e nao tocar
> a bridge exceto para wireless.

> Hardcoded ? Se sim, no HT496 esta hardcoded tambem ?
> Senao, voce TEM um duplex mismatch, com certeza. e tudo dentro da norma.
> 802.3u clausula 18, paralell detection (se a memoria nao falha).

Allan,
Somente um follow-up....Eu acabei dando uma olhada rapida no manual do
HT496..
Aparentemente ele nao permite voce desabilitar autoneg nem forcar
duplex/speed..
Pela norma (para 10/100 BaseT), quando voce liga um dispositivo com
autoneg, em um dispositivo que nao esta fazendo autoneg, o dispositivo
autoneg vai 'sentir' a velocidade corretamente (ele vai verificar a
presenca de FLP ou NLP, se chegam fast-link-pulses, e' fast-ethernet,
senao, e' 10BaseT).
O problema e', a norma tinha que tomar em conta a base instalada.
Se voce fosse ligar um dispositivo autoneg em um hub por exemplo, que
nao tivesse autoneg, e ele fosse "assumir" que o hub era full-duplex,
ele ferrava todo o dominio de colisao, portanto, eles fizeram a aposta
segura, se nao tem autoneg no seu 'peer', voce tem que assumir que ele
esta fazendo half-duplex...Eis entao, um "duplex-mismatch" perfeitamente
correto (em resumo, vai dar problema, mas e' tudo de acordo com a
norma..:-).