[AsteriskBrasil] Reconhecimento Automatico de Voz (ASR)

Pedro Prado pafpy2k em yahoo.com.br
Quinta Fevereiro 9 11:31:07 BRST 2006

Caio,

     Eu ja havia achado esses links no Google, mas todos sao solucoes TTS, ou seja, TEXT TO SPEECH e eu queria AUTOMATIC SPEECH RECOGNITION (ASR - Traduzindo: reconhecimento automatico de voz).

     Um eh justamente o inverso do outro. TTS converte texto em voz e o ASR converte voz em texto.

     Ate o momento so tenho encontrado ASR proprietarios com suporte ao portugues do Brasil e estou atras de solucoes FREE. O Festival e o SPHINX-4 sao bem falados na area de ASR, mas como falei nao tem suporte a lingua portuguesa do Brasil.

     Reforço novamente o convite de completar projetos free ja existentes para suportarem a lingua brasileira.

 []'s
 Pedro Prado

Caio Begotti <caio em ueberalles.net> escreveu: On Wednesday 08 February 2006 21:51, Pedro Prado wrote:

> Estou a 2 semanas entrando no mundo do Asterisk, rodando toda a internet
> atras de informacoes. Vi que existem algumas solucoes para ASR do Asterisk
> em ingles, mas nao consegui achar em portugues do Brasil. Alguem sabe de
> alguma solucao free?

Acho que você não procurou muito bem :-) usa o google, Pedro.

Exemplos comparativos de vários sintetizadores:
http://www.ims.uni-stuttgart.de/~moehler/synthspeech/examples.html#portuguese

Vários exemplos HTS pra você ouvir (rola usar no Festival, se achá-los bons):
http://kt-lab.ics.nitech.ac.jp/~maia/demo.html

Se não se importar com algo não-livre...
http://www.loquendo.com/en/demos/index.htm

Enough said:
http://festvox.org/

> Sphinx-4 e o Festival me pareceram ser otimas opcoes,
> mas nao tem os dicionarios em portugues.

Geralmente quem precisa de algo assim em português acaba indo com o MBrola,
apesar dos pesares, eu acho... que é um tanto robotizado ainda...

http://tcts.fpms.ac.be/synthesis/mbrola.html

> Caso nao exista uma solucao free o q acham de reunirmos uma equipe em um
> projeto? Completariamos projetos ja existentes, como o Sphinx-4 e o
> Festival.

Eu me interessaria por um grupo de *pesquisa* disso pra usar algo livre assim.
Já existem soluções o suficiente, basta procurar e "acoxambrar"...

Btw: http://www.gnu.org/software/gnuspeech/

--
Caio Begotti, http://caio.ueberalles.net
EXPECTATIONS OVERRATED