[AsteriskBrasil] Ref.: Indicações estáveis

Caio Begotti caio em ueberalles.net
Terça Janeiro 3 08:57:36 BRT 2006

On Tue, January 3, 2006 0:28, Fernando Antonio Ribeiro Fortes said:
> Olá a todos :-)

Oi, Fernando

> Qual a Distro a investir?
> Minha idéia seria  ( RH corporativa e com direito a suporte )

Eu sou muito desconfiado com essa coisa de "suporte corporativo".
Isso não existe, é somente uma ilusão para gerentes de TI. O nível
de suporte corporativo dessas empresas (e eu conheço o de 2 grandes
distros corporativas o suficiente pra dizer) é o mesmo de um ótimo
técnico de qualquer outra. Ou mesmo Free/Net/OpenBSD.

Recomendo fortemente você procurar um técnico que se garanta de
verdade em alguma distro e tenha como comprovar isso. O software é
seu, logo é sua responsabilidade cuidar dele também, né :-)

Resumindo: fique com Debian mais um técnico competente e ficará
satisfeito. Na minha humilde opinião, é o melhor caminho agora.

> Qual Equipamento ?
> Minha ideia seria  ( Servidor DELL ou HP DUAL XEON com 2GB de
> memória RAM ) HD's em RAID 0 SCSI para performance ou SATA mesmo

Acho que 2GB é demais, mas se você vai usar a máquina pra outra
coisa... o que no fim das contas não é uma boa coisa, anyway.

Talvez o SCSI ou SATA sejam demais também, dependendo do que for
usar. Pode-se ter bastante I/O ou não. Tem que testar o que quer
pra saber.

Eu não sei direito, mas apostaria em um bom processador e uma
quantidade bem razoável de cache pra ele, ao invés de muita memória
etc.

> Qual é o KERNEL com mais estabilidade ?
> KERNEL SMP ( compilado para melhor performance da máquina )
> versão --->

Falando em SMP... li uns artigos que mencionam comportamentos
estranhos e performance reduzida em processadores com HT da Intel.
Acho que seria melhor usar uma máquina dual de verdade, ao invés de
"fake", com HT.

Minhas experiências com kernel 2.6.x me fazem apostar todas as
fichas na versão 2.6.9 (exatamente essa). Se ela tiver alguma falha
que afete seu caso, use patches das mais novas nela (o que eu
duvido, pois se me lembro bem essa versão não tinha nenhum bug
realmente foda, eu acho). Versões anteriores (2.6.8.x) tinham
problemas e versões posteriores (a partir da 2.6.10) começaram a
apresentar problemas nada a ver, incompatibilidades malucas etc

Agora, se quer mesmo estabilidade... usa um kernel 2.4.x ou usa
outro sistema ao invés de Linux, como algum BSD :-P mas eu acho que
kernels 2.6.x são o caminho, apesar de tudo.

> Qual é o melhor Link a ser usado ?
> Minha ideia seria Link simétrico de 1 MB FULL ( Dedicado )

Pelo que mexem com isso onde eu trabalho, parece ser bem razoável.

> Peço ainda sim desculpas caso minhas peguntas já tenham sido
> respondidas anteriormente ou tenham sido feitas de modo equivocado.

Muito provavelmente já foram e estão em algum histórico, mas como
coisas que são relacionadas a hardware e performance mudam com o
tempo... eu acho que não tem problema :-)

--
Caio Begotti (caio1982)
http://caio.ueberalles.net