[AsteriskBrasil] Ref.: Indicações estáveis

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Terça Janeiro 3 14:03:16 BRT 2006

No wiki (www.voip-info.org) tem alguns artigos sobre dimensionar maquina..

> Qual é o melhor Link a ser usado ?
> Minha ideia seria Link simétrico de 1 MB FULL ( Dedicado )

Depende do codec, e de numero de chamadas simultaneas (erlang e' seu
amigo).

> Qual é a melhor indicação de um Gateway FXO para rotear ligações externas de
> telefone fixo e ou cellular ?

Se voce vai usar um link para um provedor VOIP (acima), voce realmente
quer uma interface FXO ?

> Existem adaptadores para aproveitar as conexões de rede existentes a fim de
> não ser necessária a modelagem de uma nova infra estrutura de rede no mesmo
> local e espaço físico ?

Presumo que voce quer dizer, adaptadores/fones VOIP que tenham um switch
2 portas (3 na verdade) embutido ? Eu so usei o da nortel (onde
trabalho), mas e' razoavelmente comum. O que voce pode querer detalhar
e' a parte de:
1- Como o switch embutido trata as diferentes VLANS de dados/voz (se
voce for usar vlans separadas)
2- Como o switch se comporta em termos de seguranca de rede (nao deve
ser seu caso). Ambos os switches, exemplo, o switch "onde voce conecta"
e o switch de 2/3 portas embutido no fone/ata.
3- Interface fisica (existem alguns fones mais novos com switch embutido
giga, nao creio que seja necessario na grande maioria dos casos, porem,
voce deve prestar atencao nisto).