RE: [AsteriskBrasil] Ref.: Indicações estáveis

Luiz Henrique Gomes lhgomes em treynet.com.br
Terça Janeiro 3 09:32:11 BRT 2006

Fernando, se vc quer atender apenas a sua capacidade atual (20 ramais), acho
que o equipamento e link estão super-dimensionados. Eu tenho alguns clientes
utilizando 30 ramais com configurações mais "modestas" que as sugeridas por
vc.

Estes clientes trabalham com servidores rodando Debian e Fedora, com
processador PIV de 2.8 à 3.2 (HT) e 512 MB de RAM. Quanto ao link, este que
vc mencionou suporta até 60 ligações simultâneas com o codec g729, ou seja
como vc vai trabalhar apenas com 20 ramais (que provalmente não serão
utilizados simultâneamente para ligações) um link de 512 dedicado seria
suficiente.

Quanto ao equipamento para integração da estrutura existente, você pode
optar por ATA´s, placas da Digium, gateways ou, ainda, integrar seu PABX
atual ao servidor Asterisk, utilizando um canal E1 ou troncos analógicos.

Para ligações externas (fixo e celular) eu sugiro que vc pesquise no mercado
por provedores VoIP para interconexão à PSTN, assim vc não precisa investir
em equipamento bem como em contratos com operadores convencionais
(Telefônica, Claro, Embratel, etc)

Luiz