[AsteriskBrasil] RES: RES: RES: Placas TDM2400P

Fabio Vasco fabiohvgomes em hotmail.com
Terça Janeiro 10 14:00:39 BRT 2006

Noel,

Vc. teria que comparar os preços aí no Brasil para ver se sai mais barato
usar a placa analógica de 24 canais... o problema é que vc. teria que
conseguir uma placa-mãe com bastantes slots tipo PCI para poder suportar
muitas placas... e um hardware deste tipo que soporte Linux + Asterisk é
difícil de encontrar... não escutei de ninguém que tenha usado isso em
gabinetes tipo Industrial (da ECIL e/ou da Advantech por exemplo) o que
geralmente usamos com nossas famosas placas Dialogic.

É verdade para placas analógicas fica caro... o ideal seria vc. trocar a
suas linhas para digital (E1/T1).

No caso de call center's, aonde mais se economiza são mesmo nas licenças de
software. Se podemos no harware também, mais só no caso de linhas digitais
ou IP, em analógico é quase o mesmo que comprar uma PBX tradicional ou
baseada em Dialogic.

No nosso call center, tenho 2-E1's, tenho 1-T1 (vindo de um channel-back -
usamos como backup dos E1's) e muitas linhas IP mesmo usando protocolo SIP e
codec G729 (mais de 250 troncais). No total são 220 PA's sendo que 200 delas
dando o mesmo serviço/campanha (90% inbound) divididas entre 5 servidores
Asterisk.

A coisa não funciona quando são muitos servidores... o grande dilema é como
fazer o balancing dos agentes entre os servidores (o balacing das ligações
vc. pode fazer de varias formas) e logo integrar as colas de espera como se
fosse uma só. Ainda tem o tema do real-time moniting, estadísticas e
relatórios centralizados... controle de tempo de login/logout,
ready/not-ready/wrapup... Ufa...

Se alguém conhecer alguma solução baseada somente el Asterisk e que se seja
free, por favor... também estou procurando... :)

Noel, quando falamos de asterisk e call center de mais de 100 PA's, toda a
história muda. Não sei se o pessoal está de acordo... talvez alguém queira
dar seu comentario ou contar sua experiencia.

Sorte e aquele abraço,
Fabio