[AsteriskBrasil] Cron para Reload do Asterisk

Carlos Eduardo Silva carlos em youngs.com.br
Terça Janeiro 10 19:28:26 BRT 2006

Caio,

Eu tenho extensions de servidores vindo do ARA, sem 'xunxar' como você
fala. As informações estáticas ficam no próprio arquivo, e do banco você
puxa apenas as regras mesmo, que é o que muda.
Com o switch do ARA você consegue puxar dialplans do banco,
possibilitando a criação de contextos dinâmicos. Funciona bem, mas a
manutenção pode ficar confusa na linha de comando. Mas é fácil criar uma
insterface para editar isso de forma intuitiva, já que fica tudo sob as
leis do SQL.

Agora sobre os peers - que são IMHO o elemento mais crítico em uma
instalação de grande porte, já que cada peer ocupa em média aí 15 ou 20
linhas - esses sim, dá pra usar de forma muito simples no ARA.
Hoje todos os servidores de clientes nossos em produção usam ARA. Os
peers estão totalmente no banco. A maioria dos servidores estão com o
extensions estático. Mas tenho também servidores com extensions
mesclado, ou seja, alguns contextos que interessam vêm do switch do
banco de dados, para criação dinâmica de regras conforme cadastro nas
interfaces WEB do nosso sistema de gerenciamento. Enquanto a parte
estática fica no arquivo de configuração mesmo.

Numca me decepcionei, a performace é sem comparações. Sem contar a
desvinculação com os infames 'sip reload' e 'extensions reload'.
Viemos trabalhando há algum tempo já com estes recursos avançados como o
RealTime, mesmo antes da versão oficial incluir o ARA. Hoje nossos
servidores não saem de casa sem ARA. :)

Precisando de ajuda aí na sua estrutura, não exite em me contatar.

Abraços!

Carlos Eduardo Silva
Young Soluções em Informática
carlos em youngs.com.br