RES: [AsteriskBrasil] Vono não recebe

Josemar Tadeu Migowski JosemarMigowski em mec.gov.br
Quarta Janeiro 11 17:15:17 BRT 2006

Felipe,

Também venho lutando para fazer o VONO funcionar no asterisk 1.2.1 e até agora só consego receber chamadas. Olhando sua configuração a minha observação vai quanto ao fato de que você está habilitando o codec GSM e acho que o mesmo não funcionado com o VONO. Já utilizei ILBC e funciona normalmente.
Outra observação é que no extensions.conf você encaminha chamadas iniciadas com 096 para o VONO e retira os três primeiros dígitos quando coloca o comando Dial(SIP/${EXTEN:3}@vono,30,r). As ligações VONO exigem esses três dígitos.
Agora aproveitando sua deixa, gostaria de perguntar se seu Asterisk está atrás de NAT ? e qual versão você está utilizando ?

Josemar Tadeu Migowski

	-----Mensagem original-----
	De: asteriskbrasil-bounces em listas.asteriskbrasil.org em nome de Filipe Mordhorst
	Enviada: qua 11/1/2006 16:43
	Para: asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org
	Assunto: [AsteriskBrasil] Vono não recebe

	Srs., eu consigo fazer ligações pelo VONO (parcialmente), não consigo ouvir nem me ouvem. Parece que só funciona com g729 (???) mas não consigo de maneira alguma receber ligações, fica dando uma mensagem de “Ligação não processadaâ€.

	Eis o que tenho no momento. Já reconfigurei de diversas formas e talvez tenha pulado algum detalhe.

	Apesar de já estar virando um tema meio batido, ficaria muito grato se alguém pudesse me ajudar.

	EXTENSIONS.CONF

	[gvt-in]

	        exten => 4740639046,1,Dial(SIP/sipuser1,20,r)

	[voip-abilis]

	; Define rota 096 como saida para integracao com o servico VONO da GVT

	        exten => _096.,1,Dial(SIP/${EXTEN:3}@vono,30,r)

	        exten => _096.,2,Congestion

	; Configuracao dos ramais SIP internos

	        exten => 8610,1,Dial(SIP/sipuser1)

	        exten => 8610,2,Playback(agent-loggedoff)

	        exten => 8610,3,Hangup()

	SIP.CONF

	[general]

	        srvlookup=yes

	        register=>usuario:senha em vono.net.br:1571

	[vono]

	        type=peer

	        username=usuario

	        context=voip-abilis

	        secret=senha

	        fromuser=usuario

	        fromdomain=vono.net.br

	        disallow=all

	        allow=gsm

	        allow=alaw

	        allow=ulaw

	        allow= g729

	        host=vono.net.br

	        insecure=very

	        qualify=yes

	        port=5060

	        nat=no

	        auth=md5

	        reinvite=no

	        dtmfmode=rfc2833

	[sipuser1]

	        type=friend

	        username=sipuser1

	        callerid=Usuario [8610]

	        secret=senha

	        host=dynamic

	        context=voip-abilis

	        disalow=all

	        allow=all

	O arquivo /etc/hosts está configurado corretamente para resolver o vono.net.br

	O plano VONO que tenho é o de teste.

	Grato,

	Filipe Mordhorst