[AsteriskBrasil] RES: G729 x 711U

Filipe Mordhorst filipe.mordhorst em abilis.com.br
Quinta Janeiro 12 08:43:29 BRT 2006

Vinicius,

Minha opinião:

Mesmo com banda suficiente do seu lado o ideal seria usar um codec com pouco
consumo, porque você não vai saber exatamente o que se passa na outra ponta.
Por exemplo, uma vez fizemos uma ligação de um ponto com conexão discada
para um link de 768 k full usando o GSM (13 K). Resultado: a qualidade da
voz até que ficou muito boa, mas o retardo era horrível, agora imagine se
estivéssemos usando o g711 (64 K)? O retardo seria muito pior, isso se
funcionasse. O g711 é bom porque acrescenta pouquíssimo retardo (coisa de
1,5 ms, se não me engano) na fase de co/decodificação, mas em compensação
acrescenta um retardo maior nas fases de transmissão.

Quanto à voz truncada, realmente, pacotes maiores têm maiores chances de
serem danificados no caminho e como é UDP, o truncamento da voz acorrerá com
certeza, por isso use o menor codec possível.

Resumindo, em questão de retardo é variável, depende do retardo do próprio
codec e do retardo de transmissão. Quanto à qualidade da voz, use o codec
com maior taxa de compactação.

Eu fico com o g729.

----

Filipe Mordhorst