[AsteriskBrasil] G729 x 711U

Allan zyryz em terra.com.br
Quinta Janeiro 12 13:22:12 BRT 2006

amigos .. agora me deu um noh .. um diz uma coisa outro diz outra .. e na
pratica eu tambem to na duvida entre g729 e g711

o meu acaso eh assim .. tenho problemas de picote na voz .. tanto com um
como com outro
com o g729 da menos picotes dso que a qualidade da voz ta horrivel .. da
uams variacao de volume alem de ser baixo .. ta muito dificil entender.

nao sei dizer mais se eh problema do provedor voip ou da brasiltelecom (
adsl de merda )

detalhe .. nao notei diferença nenhuma em materia de qualidade (e delay)
entre adsl de 400/200  pra 800/300

alguem pode me dar uam luz ?

----- Original Message -----
From: "Julio Arruda" <jarruda-asterisk em jarruda.com>
To: <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Thursday, January 12, 2006 1:02 PM
Subject: Re: [AsteriskBrasil] G729 x 711U

Se voce tem banda suficiente para ambos, G.711 e' melhor, sem duvida.
O PLC (packet loss concealment) e' consideravelmente mais 'facil' para
um receptor G.711 do que para um G.729 tambem.
Quanto ao delay 'em cascata', com certeza o delay adicional do G.729
(algoritmo mesmo) e' com certeza maior que o da diferenca de tamanho de
pacote (200 bytes G.711/20ms para 60 bytes com G.729/20ms, sem as
camadas abaixo do IP).
O problema de usar outros codecs como G.729 tambem e' o transcoding,
isto e', se voce liga via G.711 para um celular, voce tem menos "perda"
nas traducoes de um codec para o outro. Por exemplo, de G.711(ip) para
G.711 (tdm) a perda e' pequena, dai, para AMR na rede celular.

Obviamente, se voce nao tem banda, e' uma discussao irrelevante.

Acesse o  wiki AsteriskBrasil.org:
http://www.asteriskbrasil.org

http://mail.terra.com.br/protected_email/imail/imail.cgi?+_u=zyryz&_l=1,1137078176.311599.24912.cagera.terra.com.br,6094,Des15,Des15