[AsteriskBrasil] G729 x 711U

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Janeiro 12 13:02:16 BRT 2006

Se voce tem banda suficiente para ambos, G.711 e' melhor, sem duvida.
O PLC (packet loss concealment) e' consideravelmente mais 'facil' para
um receptor G.711 do que para um G.729 tambem.
Quanto ao delay 'em cascata', com certeza o delay adicional do G.729
(algoritmo mesmo) e' com certeza maior que o da diferenca de tamanho de
pacote (200 bytes G.711/20ms para 60 bytes com G.729/20ms, sem as
camadas abaixo do IP).
O problema de usar outros codecs como G.729 tambem e' o transcoding,
isto e', se voce liga via G.711 para um celular, voce tem menos "perda"
nas traducoes de um codec para o outro. Por exemplo, de G.711(ip) para
G.711 (tdm) a perda e' pequena, dai, para AMR na rede celular.

Obviamente, se voce nao tem banda, e' uma discussao irrelevante.