[AsteriskBrasil] G729 x 711U

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Janeiro 12 14:16:20 BRT 2006

Allan wrote:
> amigos .. agora me deu um noh .. um diz uma coisa outro diz outra .. e na
> pratica eu tambem to na duvida entre g729 e g711

Em uma rede que tem banda para ambos, G.711 VAI ser melhor.

> o meu acaso eh assim .. tenho problemas de picote na voz .. tanto com um
> como com outro
> com o g729 da menos picotes dso que a qualidade da voz ta horrivel .. da
> uams variacao de volume alem de ser baixo .. ta muito dificil entender.

Se voce tem como capturar o trafego RTP de um ponto ao outro, o ethereal
tem ferramentas para olhar no mesmo com o jitter, perda de pacote e etc.

> nao sei dizer mais se eh problema do provedor voip ou da brasiltelecom (
> adsl de merda )
>
> detalhe .. nao notei diferença nenhuma em materia de qualidade (e delay)
> entre adsl de 400/200  pra 800/300

se voce nao tem problema de 'gargalo', nestas velocidades a diferenca
"adicional" pela velocidade vai ser bem pequena.
se voce fizer a conta, no upstream, por pacote(sem os 'layer 2 e 1')
g.711/20ms - 200 bytes -> Com 200k de upstream, o 'delay do fio' vai ser
  8ms.
g.711/20ms - 200 bytes -> com 300k de upstream, delay do fio - 5.3 ms.

Comparar com g.729:
g.729/20ms - 60 bytes  ->  300k = 1.6 ms, 200k = 2.4 ms

Como voce pode ver, tudo "pouca coisa", se comparar com o delay de um
codec complexo e etc.