RES: [AsteriskBrasil] Vono não recebe

dioedu@yahoo.com.br dioedu em yahoo.com.br
Sexta Janeiro 13 15:49:50 BRT 2006

Filipe,

Podemos dividir em dois "problemas":

- Um problema é o fato do softphone escutar sinal de ocupado e não desligar
automaticamente. Isso pode ser resolvido, alterando parâmetros de
configurações. Mas neste caso, como você utiliza Vono (GVT) não saberia dizer
como exatamente. No meu caso, possuo uma placa com interfaces FXO conectada
em meu PC e faço ligações de softphone através dela. Resolvi este problema
alterando os parâmetros busydetect = yes e busycount = 5 do zapata.conf. Mas
isto porque a placa FXO é configurada por este arquivo e ela que informa o
asterisk e em consequência o softphone, que o outro lado desligou.

- Outro problema é do tempo. Mas esse problema é um pouco mais complexo, visto
que é uma característica na telefonia fixa. Se você fizer este teste para
celular, provavelmente este problema não ocorrerá. Procure algumas
informações sobre tempo de silêncio para que o asterisk detecte que o outro
lado desligou mesmo sem a operadora enviar o código de hangup.

Talvez eu não tenha ajudado, mas qualquer dúvida pode me perguntar.

Diógenes