RES: [AsteriskBrasil] sentido aplicável do allow/disallow

Raphael Souza raphael em tenhaseu.com
Sexta Janeiro 13 17:34:47 BRT 2006

Me corrijam se eu estiver errado, mas:

O Asterisk lida as ligações como canais, e cada ligação é composta de 2
canais (1 com cada usuário)...

Então o allow/disallow são referentes as ligações chamadas e recebidas.

Veja o cenário:

ATA1 com G729 no ramal 100
Asterisk com disallow=all / allow=g729 no ramal 100

ATA2 com ulaw no ramal 101
Asterisk com disallow=all / allow=ulaw no ramal 101

Usuário do ramal 100 liga para o 101.
Esta ligação funcionará perfeitamente. O asterisk fará a tradução dos
codecs e etc. Agora se você trocar o codec do ATA2 para G729, a ligação
não ocorrerá. Isso por que o Asterisk não consegue abrir o canal com o
ATA. Mesmo o ramal 100 utilizando G729. O cliente (seja ele softphone,
ata, ip phone...) deve ter sempre os mesmos codecs que o ramal dele no
asterisk.

abs

obs: estou considerando canreinvite=no e que vc tenha o G729 instalado
em seu asterisk.