[AsteriskBrasil] Integração entre Centrais

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Quinta Janeiro 26 18:33:54 BRT 2006

De uma olhada em www.sipbroker.com e no www.freeworlddialup.com
O segundo sempre teve acordos de peering com varios provedores SIP.

Um resumo do assunto e', a maior parte dos provedores comerciais nao
tinha peering entre eles, e muitos nao aceitavam discar "SIP URI".
Quando ia de um provedor VOIP para o outro, ia via PSTN.
No caso da Vono, o mais provavel e' que ligando de um vono para um
cliente vono voce nunca "entre" na pstn, e sim use VOIP de fim a fim.
A vono oferece um DID, um numero "de telefone normal", que quando voce
disca da rede publica, 'entra' em um gateway VOIP em algum lugar, e
oferece um caminho de voz ate onde o agente SIP esta registrado
(exemplo, um ata, ou um asterisk). Este numero da Vono e' um numero PSTN
Normal, as outras provedores de telefonia convencional chegam a ele via
SS7, via roteamento "de voz".
Em outros casos (exemplo, alguns planos da vono, alguns planos da
www.sipphone.com e etc), voce tem um numero somente "local ao VOIP", um
numero que nao tem "pulo" da rede publica para chegar a voce.