[AsteriskBrasil] Estabilidade de ATA

Julio Arruda jarruda-asterisk em jarruda.com
Sexta Julho 7 19:11:03 BRT 2006

Pablo Weyne wrote:
> Então, qual o melhor ATA no quesito custo benefício? Que tenha LAN !
>
> Pablo Weyne

Nao tenho a menor ideia, inclusive, acho impossivel que alguem responda
esta pergunta sem cometer um erro obvio..
Custo X Beneficio TEM que levar em conta os pre-requisitos, exemplo:

Se voce precisa de codec X, Y e Z, qualquer ATA que nao ofereca os 3,
esta fora.
Se voce precisa de provisionamento automatizado/centralizado, idem..
Se voce precisa de........voce entendeu a ideia.

Existem outros fatores menos obvios, que ainda deveriam ser levados em
conta:
1- Garantia/suporte do fabricante/revenda
2- Confiabilidade (ou se quiser traduzir, custo para suportar/trocar

O que ja vi no passado, e' classificar os "pre-requisitos obrigatorios",
os "desejados" com pontuacao/peso para cada item, e partir para uma
matrix comparando os produtos que voce quer estudar.
PS:
Quanto a ter LAN, presumo que, como qualquer ATA tem que ter uma
interface LAN no minimo, voce quer dizer, que tenha que ter duas portas
Ethernet, para ficar "no meio do caminho", isto e', funcionar como
router. Isto passa a ser outro pre-requisito.