[AsteriskBrasil] RES: [Bulk] Sistema de Callcenter no asterisk

Leonardo Alves leoalves em teltec.com.br
Quarta Julho 19 11:19:40 BRT 2006

Eu tenho um sistema de call center rodando aqui na empresa.  Apenas para telemarketing ativo. O receptivo ainda está em desenvolvimento.
Temos 5 links E1 da GVT.  Sendo 4 de produção e 1 de desenvolvimento.

E para essa estrutura temos 5 servidores Dell PowerEdge 1.800,  Xeon Dual Processor 3.0Ghz com 2 Gb Ram.
Sendo na produção 2 servidores de discagem, 1 servidor web e 1 servidor de banco. E no desenvolvimento 1 servidor com web e banco tudo nele.
Todos os servidores com Linux Slackware 10.2, kernel 2.4 (testei com o 2.6 e perdi performance). Cada servidor desse acho que custou uns R$ 6.000,00.

Os servidores de discagem contam com 1 placa da Digium de 2 E1, cada.  E o de desenvolvimento com 1 placa da digium com 1 E1.

Em cada servidor de discagem eu coloco de 35 a 40 agentes, com discagem preditiva.  Nunca testei com mais porque o link da maquina é de apenas 60 canais e com 35 a 40 agentes eu uso os 60 canais para discagem. E passo para os agentes apenas as chamadas atendidas.  Mas acho que o servidor deve agüentar uns 50 agentes simultâneos. Com 35 a 40 agentes e 60 ligacoes, gera um consumo de cpu médio de 60% e memória usa uns 40%.

Servidor Web uso o apache, com php e perl (agi). Servidor de banco uso o mysql.

Nos clientes uso aquele desktop dell mais simples(custa em torno de R$ 900 sem vídeo), pentium celeron com 128mb ram.
Com atas sipura SPA 2102, codec g711 porque uso a rede local (100mb).
A Ata pagamos em torno de uns R$ 300,00.

Ao migrarmos nossa estrutura para o asterisk tivemos um aumento de produtividade de uns 30 a 40% e reduzimos bastante o custo para montar uma PA.
Estamos muito satisfeitos com a solução, o único problema é que tudo tem que ser desenvolvido.  As soluções já existentes, pelo menos as que agente tinha visto, são muito específicas e da muito trabalho para customizar. Então resolvemos desenvolver tudo do 0. Apenas aproveitando um código aqui, outro ali.

Os sistemas são todos php, perl e agi.

Leonardo Alves