[AsteriskBrasil] ATA com FXO

Claudio Polegato Junior cpolegatojr em gmail.com
Quinta Julho 20 10:42:30 BRT 2006

Olá! Vou comentar entre seus parágrafos...

Fernando Lemes da Silva escreveu:
>    Voce poderia ligar uma linha telefônica de Campinas (caso voce faça muitas
> chamadas para lá) e ligar a entrada FXO. Desta forma voce poderia discar por
> esta linha de um local remoto com custo de ligação local. Voce também poderia
> disponibilizar esta linha para seus clientes de Campinas te ligarem a um
> custo de ligação local.

  Neste caso, seria então como se eu tivesse um computador com um
"Asterisk Enxuto" com FXO em Campinas e interligado a um outro "Asterisk
Completo" em outra região? Eu poderia apenas utilizar um Softfone (ou
Softphone? Qual o correto?) ou um telefone IP e fazer diretamente a
ligação por este ATA com FXO? Se fosse um Asterisk completo e
configurado em Campinas, eu poderia usar apenas um computador sem
Asterisk ligado à Speedy com Softfone e fazer as ligações?
>    Outro uso.. colocar isto ligado a um ramal do PABX de seu cliente. Quando
> ele ligar para o ramal X dele vai cair no seu Asterisk... e voce também
> conseguiria ligar para os ramais internos dele... ou mesmo fazer ligações
> pelas linhas telefonicas dele se ele não limitar o seu ramal... :-D

  Isso eu achei interessante, pois eu poderia "expandir" um PABX
analógico antigo para fazer ligações, ficando assim de forma provisória
o PABX antigo basicamente para receber ligações e o ramal do Asterisk
para fazer ligações tanto por VoIP como por linhas convencionais ligadas
à outras FXO? Assim eu não tocaria na estrutura já existente e abriria
um novo horizonte para a telefonia em empresas em crescimento até
resolverem investir na infra-estrutura ou viajei na maionese? :D

  E mais um vez obrigado!

--

[]'s

Claudio Polegato Junior

Um peregrino de Problemas; Um pergaminho de Soluções.