[AsteriskBrasil] FXO ou ATA?

Claudio Polegato Junior cpolegatojr.asterisk em gmail.com
Sexta Julho 28 08:58:04 BRT 2006

Bom dia, pessoal!

  Desculpem minha ignorância, mas ainda estou montando meu ambiente de testes e começando... :)
  Estive pesquisando e sobre preços e vantagens e fiquei angustiado: Compensa comprar placa FXO e FXS ou ATA com FXO e FXS?
  Nas minha procuras encontrei Grandstream Handy Tones HT 488 que possibilita ligar a Internet nele e dele na minha máquina, um ramal e meu telefone convencional. Isto é, tenho hoje a seguinte configuração/disposição

Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  Computador Pessoal
                                     +
8 linhas telefônicas convencionais  <--->  PABX Analógico (somente pulsos)  <--->  Ramal pessoal

  Caso 1) Com a placa com 1 FXO e 1 FXS:

Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  Computador Pessoal COM Asterisk  <--->  Ramal pessoal (telefone)
                                                                 /\
                                                                 \/
8 linhas telefônicas convencionais  <--->  PABX Analógico (somente pulsos)

  Caso 2) Com o ATA com 1 FXO e 1 FXS:

                                                   Ramal pessoal (telefone)
                                                           /\
                                                           \/
Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  ATA  <--->  Computador Pessoal SEM Asterisk
                                                           /\
                                                           \/
8 linhas telefônicas convencionais  <--->  PABX Analógico (somente pulsos)

  Seria isso ou estou errado? Se ao invés de ter o PABX fosse uma linha telefônica convencional direta, funcionaria igual nos dois casos? Switch ou Hub tanto faz? Seria interessante configurar QoS no Firewall? Em questão custo/benefício, compensaria o ATA? Ou a placa seria melhor? Ambos, placa e ATA, têm cancelamento de eco?

  Caso 3) Eu poderia montar algo assim?

Cidade 1:
linha telefônica convencional  <--->  ATA  <--->  Firewall com NAT  <--->  Internet
Cidade 2:
Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  Computador Pessoal SEM Asterisk (Softphone)

  E a partir do Computador Pessoal com Softphone fazer ligações locais a partir da Cidade2 para a Cidade 1?

  Nos casos 2 e 3 eu precisaria do Asterisk para fazer ligações convencionais? E para fazer ligações VoIP, eu precisaria do Asterisk nesses casos?

Obs.: Se ficar difícil de ver os esquemas, mude para visualização de texto sem formatações e quebra de linhas com valor longo, tipo 130 caracteres, maximizando a janela. No Thunderbird em Editar->Preferências->Edição->Geral.

--
Atenciosamente

            Claudio Polegato Junior

            Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
            Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
            Engenheiro Computacional - USP
            Engenheiro Eletrônico - USP