[AsteriskBrasil] FXO ou ATA?

Brasiltel brasiltel em brasiltel.com.br
Sexta Julho 28 21:21:49 BRT 2006

Caro Claudio,

Se voce pretende montar um ambiente de producao esqueca produtos
GrandStream.

Tive diversos problemas com estes equiptos.
Alem da qualidade de voz ser PÉSSIMA,  ainda por cima travavam o DHCP, e nao
se comportam bem em ambiente de rede como Router.

Existem outras boas marcas no mercado com portas FXO, como Cisco, Linksys,
UTStarcom.
Custam mais caro, mas compensam pela qualidade e por voce nao ter desgaste
técnico.

Espero ter ajudado.

Att.

João Pedro Soares
Brasiltel - Telefonia IP
Fone: +55 51 4063-9818
MSN: brasiltel em brasiltel.com.br

----- Original Message -----
From: "Claudio Polegato Junior" <cpolegatojr.asterisk em gmail.com>
To: "Asterisk Brasil" <asteriskbrasil em listas.asteriskbrasil.org>
Sent: Friday, July 28, 2006 8:58 AM
Subject: [AsteriskBrasil] FXO ou ATA?

Bom dia, pessoal!

  Desculpem minha ignorância, mas ainda estou montando meu ambiente de
testes e começando... :)
  Estive pesquisando e sobre preços e vantagens e fiquei angustiado:
Compensa comprar placa FXO e FXS ou ATA com FXO e FXS?
  Nas minha procuras encontrei Grandstream Handy Tones HT 488 que
possibilita ligar a Internet nele e dele na minha máquina, um ramal e meu
telefone convencional. Isto é, tenho hoje a seguinte configuração/disposição

Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  Computador Pessoal
                                     +
8 linhas telefônicas convencionais  <--->  PABX Analógico (somente pulsos)
<--->  Ramal pessoal

  Caso 1) Com a placa com 1 FXO e 1 FXS:

Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  Computador Pessoal
COM Asterisk  <--->  Ramal pessoal (telefone)
                                                                 /\
                                                                 \/
8 linhas telefônicas convencionais  <--->  PABX Analógico (somente pulsos)

  Caso 2) Com o ATA com 1 FXO e 1 FXS:

                                                   Ramal pessoal (telefone)
                                                           /\
                                                           \/
Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  ATA  <--->
Computador Pessoal SEM Asterisk
                                                           /\
                                                           \/
8 linhas telefônicas convencionais  <--->  PABX Analógico (somente pulsos)

  Seria isso ou estou errado? Se ao invés de ter o PABX fosse uma linha
telefônica convencional direta, funcionaria igual nos dois casos? Switch ou
Hub tanto faz? Seria interessante configurar QoS no Firewall? Em questão
custo/benefício, compensaria o ATA? Ou a placa seria melhor? Ambos, placa e
ATA, têm cancelamento de eco?

  Caso 3) Eu poderia montar algo assim?

Cidade 1:
linha telefônica convencional  <--->  ATA  <--->  Firewall com NAT  <--->
Internet
Cidade 2:
Internet  <--->  Firewall com NAT  <--->  Switch  <--->  Computador Pessoal
SEM Asterisk (Softphone)

  E a partir do Computador Pessoal com Softphone fazer ligações locais a
partir da Cidade2 para a Cidade 1?

  Nos casos 2 e 3 eu precisaria do Asterisk para fazer ligações
convencionais? E para fazer ligações VoIP, eu precisaria do Asterisk nesses
casos?

Obs.: Se ficar difícil de ver os esquemas, mude para visualização de texto
sem formatações e quebra de linhas com valor longo, tipo 130 caracteres,
maximizando a janela. No Thunderbird em Editar->Preferências->Edição->Geral.

--
Atenciosamente

            Claudio Polegato Junior

            Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
            Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
            Engenheiro Computacional - USP
            Engenheiro Eletrônico - USP